O CONHECIMENTO DA PROBLEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO NAS COMUNIDADES DE VILA DOS CASADOS, CHÃO DE ESTRELAS E BRASILIT (RECIFE/PE)

Autores

  • Bertrand Sampaio de Alencar Faculdade Santa Maria.
  • Andrea Q. Steiner Associação Pernambucana de Defesa da Natureza
  • Sylvie Tavares Canadian Council for International Cooperation

Palavras-chave:

Gestão Comunitária de Resíduos Sólidos. Educação Ambiental. Recife/PE. Coleta Seletiva. Associações de Moradores. ONGs.

Resumo

O Projeto “Coesão Comunitária e Gestão Ecológica dos Resíduos-Recursos na Região Metropolitana do Recife” foi desenvolvido entre os anos de 2001 e 2005 como parte de uma cooperação internacional entre a Associação Pernambucana de Defesa da Natureza (ASPAN), e a organização não governamental canadense Coalizão Montrealesa para uma Gestão Ecológica e Econômica dos Dejetos (Action RE-buts). Aqui, trataremos de um dos seus subprojetos, que incluiu uma pesquisa realizada em três comunidades do Recife/PE: Brasilit, Chão de Estrelas e Vila dos Casados. Esta pesquisa teve como objetivo de sondar as opiniões e conhecimentos existentes nas comunidades sobre a problemática dos resíduos domiciliares e, mais particularmente, sobre questões relativas à valorização dos resíduos sólidos através da reciclagem e da compostagem, posteriormente utilizando os resultados obtidos para orientar a elaboração de atividades de educação ambiental. Para tanto, realizou-se um programa de capacitação direcionado a agentes multiplicadores das comunidades, que em seguida iniciaram um trabalho de campo, aplicando um total de 80 questionários com dezenove questões que abrangeram temas gerais de meio ambiente e específicos aos resíduos sólidos. Assim, os resultados obtidos através desta pesquisa permitem explorar perspectivas e destacar tendências gerais sobre os conhecimentos básicos e específicos da problemática do lixo, podendo se destacar vários aspectos, entre os quais: o lixo foi considerado um problema grave nas comunidades, apesar de não ser eleito prioritário; de forma geral, houve uma boa impressão dos serviços de coleta e limpeza urbana; houve muitas lacunas no conhecimento de conceitos importantes relativos a gestão dos resíduos; e as respostas refletiram um sentimento de dependência em relação a “agentes externos” (a prefeitura e os serviços urbanos de limpeza e coleta) e a ausência de uma cultura pró-ativa em relação à gestão dos resíduos. Ademais, a partir destes resultados foi construído, junto com os moradores, um programa de coleta seletiva comunitária cujo resultado é avaliado ao final do trabalho.

Biografia do Autor

Bertrand Sampaio de Alencar, Faculdade Santa Maria.

Bertrand Sampaio de Alencar Engenheiro Civil (UNICAP) / MSc. em Desenvolvimento Urbano e Regional (UFPE) / Doutorando em Desenvolvimento Urbano (UFPE); Professor Adjunto da Faculdade Santa Maria, Pernambuco.

Andrea Q. Steiner, Associação Pernambucana de Defesa da Natureza

http://lattes.cnpq.br/4242875650956043 Bióloga (UFRPE) / MSc. Zoologia (UFPB) / Doutoranda em Ciência Política (UFPE) Associação Pernambucana de Defesa da Natureza.

Sylvie Tavares, Canadian Council for International Cooperation

Sylvie Tavares Bacharel em educação / Bacharel em tradução; Canadian Council for International Cooperation.

Downloads

Publicado

2008-02-10