Foco e Escopo


A Revista Educação: Teoria e Prática é uma publicação do Departamento de Educação - IB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Câmpus de Rio Claro e tem como missão constituir-se em um importante instrumento para o diálogo crítico e discussão entre professores, pesquisadores, especialistas em educação e alunos. Ao longo de sua existência foi fortalecendo seu propósito acadêmico no que concerne à produção de conhecimentos de cunho interdisciplinar deslocando-se da inserção local, para regional, para nacional, com vistas à inserção internacional.

A revista está indexada nas seguintes bases de dados: Nacionais: Diadorim, Edubase – UNICAMP, BBE - Bibliografia Brasileira de Educação (MEC – INEP), EDUC@ (Scielo Educação), Sumários.org e Portal de Periódicos da CAPES. Internacionais: DOAJ, Google Acadêmico, EBSCO, Latindex, EZB, ULRICHS WEB e OEI (Organización de Estados Iberoamericanos).

A profissionalização da Revista Educação: Teoria e Prática vem num contínuo que se consolida na manutenção de sua periodicidade; em aspectos quantitativos com ampliação do número de artigos/ano – as edições anuais passaram de semestral a quadrimestral a partir de 2011; em aspectos qualitativos na revisão contínua de suas normas de submissão e avaliação; no acolhimento sistemático de dossiês ou propostas temáticas como espaço para abordagens diversas de temas que emergem como focos de interesse nos debates contemporâneos.
Com a apresentação de normas para a submissão em português, inglês, francês e espanhol – e já está em curso a publicação de resumos, abstract e resumen – demarcam-se algumas perspectivas desafiadoras para o futuro em que o foco é ampliar o diálogo e interlocução acadêmica no âmbito internacional, envolvendo instituições, autores e conselheiros, com vistas à captação de artigos por autores internacionais; divulgar e inserir na América Latina a produção de autores provenientes de instituições brasileiras; ampliar a composição de um Conselho com membros oriundos de instituições nacionais e internacionais de modo a contribuir com um olhar mais abrangente para a produção da Revista; ampliar as bases de indexação, além das que podem ser conferidas na CAPA. Tais perspectivas têm no horizonte conferir maior visibilidade e acessibilidade a temas educacionais postos em pauta.

As novas normas são válidas a partir de 01/01/2017. Consulte-as!


Em PORTUGUÊS
Em ESPANHOL
Em INGLÊS


Confira aqui nossa lista de pareceristas colaboradores de 2018!

Confira aqui nossa lista de pareceristas colaboradores dos anos anteriores!

Processo de Avaliação pelos Pares


Os trabalhos recebidos por Educação: Teoria e Prática são encaminhados, sem identificação de autoria, a pareceristas revisores designados pela Comissão Editorial. Os autores são comunicados quanto ao conteúdo dos pareceres emitidos e sobre as possibilidades e/ou condições de publicação do trabalho submetido. Anualmente, é publicada a relação dos pareceristas ad hoc que colaboram com a revista.

Política de Acesso Livre


A Revista Educação: Teria e Prática tem seu conteúdo disponível para acesso livre e gratuito.

A Revista Educação: Teoria e Prática não realiza cobranças para submissão de artigos, bem como para publicação.

Isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para mais informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Informações Institucionais


INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS
Diretor: Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Vice-Diretor: Prof. Dr. Henrique Ferreira

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Chefe: Profª. Drª. Débora Cristina Fonseca
Vice-Chefe: Profª. Drª. Regiane Helena Bertagna

Informações sobre a revista


NOTAS DE EDIÇÃO

O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores.

DADOS SOBRE A REVISTA

Fundação: 8 de dezembro de 1993
Capa: Ronaldo Bella
Periodicidade: quadrimestral

De 2013 a 2018
Capa: Camilo Riani
Periodicidade: quadrimestral

A partir de 2019
Capa: Victória Sara de Arruda
Periodicidade: quadrimestral