Foco e Escopo


A revista Educação: Teoria e Prática é uma publicação do Departamento de Educação - IB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Câmpus de Rio Claro e tem como missão constituir-se em um importante instrumento para o diálogo crítico e discussão entre professores, pesquisadores, especialistas em educação e alunos. Ao longo de sua existência foi fortalecendo seu propósito acadêmico no que concerne à produção de conhecimentos de cunho interdisciplinar deslocando-se da inserção local, para regional, para nacional, com vistas à inserção internacional.

A profissionalização da Revista Educação: Teoria e Prática vem num contínuo que se consolida na manutenção de sua periodicidade; em aspectos quantitativos com ampliação do número de artigos/ano – as edições anuais passaram de semestral a quadrimestral a partir de 2011, e a partir de 2020 a revista adotou a publicação contínua de artigos; em aspectos qualitativos na revisão contínua de suas normas de submissão e avaliação; no acolhimento sistemático de dossiês ou propostas temáticas como espaço para abordagens diversas de temas que emergem como focos de interesse nos debates contemporâneos.

Com a apresentação de normas para a submissão em português, inglês, francês e espanhol – e já está em curso a publicação de resumos, abstract e resumen – demarcam-se algumas perspectivas desafiadoras para o futuro em que o foco é ampliar o diálogo e interlocução acadêmica no âmbito internacional, envolvendo instituições, autores e conselheiros, com vistas à captação de artigos por autores internacionais; divulgar e inserir na América Latina a produção de autores provenientes de instituições brasileiras; ampliar a composição de um Conselho com membros oriundos de instituições nacionais e internacionais de modo a contribuir com um olhar mais abrangente para a produção da Revista; ampliar as bases de indexação, além das que podem ser conferidas na CAPA. Tais perspectivas têm no horizonte conferir maior visibilidade e acessibilidade a temas educacionais postos em pauta.

As novas normas são válidas a partir de 01/01/2019. Consulte-as!

Em PORTUGUÊS
Em ESPANHOL
Em INGLÊS

Confira aqui nossa lista de pareceristas colaboradores de 2020!

Confira aqui nossa lista de pareceristas colaboradores dos anos anteriores!

Política de Acesso Livre


A Revista Educação: Teria e Prática tem seu conteúdo disponível para acesso livre e gratuito. A Revista Educação: Teoria e Prática não realiza cobranças para submissão de artigos.
Isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para mais informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

Informações Institucionais


INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS
Diretor: Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Vice-Diretor: Prof. Dr. Henrique Ferreira

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Chefe: Profª. Drª. Áurea de Carvalho Costa
Vice-Chefe: Profª. Drª. Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho

Informações sobre a revista


NOTAS DE EDIÇÃO

O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores.

DADOS SOBRE A REVISTA

Fundação: 8 de dezembro de 1993
Capa: Ronaldo Bella
Periodicidade: quadrimestral

De 2013 a 2018
Capa: Camilo Riani
Periodicidade: quadrimestral

A partir de 2019
Capa: Victória Sara de Arruda
Periodicidade: quadrimestral