





A revista Educação: Teoria e Prática é uma publicação do Departamento de Educação - IB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Câmpus de Rio Claro e tem como missão constituir-se em um importante instrumento para o diálogo crítico e discussão entre professores, pesquisadores, especialistas em educação e alunos. Ao longo de sua existência foi fortalecendo seu propósito acadêmico no que concerne à produção de conhecimentos de cunho interdisciplinar deslocando-se da inserção local, para regional, para nacional, com vistas à inserção internacional.
A profissionalização da Revista Educação: Teoria e Prática vem num contínuo que se consolida na manutenção de sua periodicidade; em aspectos quantitativos com ampliação do número de artigos/ano – as edições anuais passaram de semestral a quadrimestral a partir de 2011, e a partir de 2020 a revista adotou a publicação contínua de artigos; em aspectos qualitativos na revisão contínua de suas normas de submissão e avaliação; no acolhimento sistemático de dossiês como espaço para abordagens diversas de temas que emergem como focos de interesse nos debates contemporâneos.
Com a apresentação de normas para a submissão em português, inglês, francês e espanhol demarcam-se algumas perspectivas desafiadoras para o futuro em que o foco é ampliar o diálogo e interlocução acadêmica no âmbito internacional, envolvendo instituições, autores e conselheiros, com vistas à captação de artigos por autores internacionais; divulgar e inserir na América Latina a produção de autores provenientes de instituições brasileiras; ampliar a composição de um Conselho com membros oriundos de instituições nacionais e internacionais de modo a contribuir com um olhar mais abrangente para a produção da Revista; ampliar as bases de indexação, além das que podem ser conferidas na CAPA. Tais perspectivas têm no horizonte conferir maior visibilidade e acessibilidade a temas educacionais postos em pauta.
Taxa de Endogenia relativa à unidade sede da revista 2020 a 2024 = 8,15%
Avaliação quadrienal Qualis CAPES 2017-2020: A2.
A Revista Educação: Teoria e Prática não cobra para fazer a submissão. Caso o artigo seja aprovado, será cobrado o valor de R$ 500,00 de APC (Article Processing Charge - Taxa para Processamento dos Artigos) referente aos custos operacionais, que incluem: manutenção da infraestrutura digital, gestão editorial, pagamento de XML e DOI (itens obrigatórios por alguns indexadores), entre outros. Os artigos que tenham como um de seus autores docentes, discentes e/ou servidores técnico-administrativos da Unesp, estão dispensados de pagamento de APC.
A partir de 3 de novembro de 2025, será exigida a submissão do trabalho (artigo, resenha ou entrevista) com a revisão de português, inglês e espanhol já efetuada. Para isso, no momento da submissão, serão exigidos (itens obrigatórios):
- Arquivo a ser avaliado, sem os dados dos autores, inclusive das propriedades do Word, conforme os templates disponibilizados – artigo ou resenha - O uso do template é obrigatório. Basta fazer o download do arquivo e inserir o texto no modelo do template, contemplando TODOS os itens;
- Declaração de revisão gramatical, ortográfica e de língua estrangeira por profissional especializado. Caso sejam necessárias correções no texto, os autores deverão providenciar a revisão. Uma vez aprovado e publicado o trabalho, o nome do revisor responsável constará na publicação.
Sugerimos os seguintes revisores:
- Alberto Albino - (11) 98360-3098 - albertoalbino4874@hotmail.com
- Cláudia Gouvea – (21) 98638-3639 - flordeletrasrj@gmail.com
- Sandra Baldessin - (19) 99729-8871 - sbaldessin@gmail.com
Caso os autores queiram publicar também em uma segunda língua, deverão providenciar a tradução após a aprovação.
A Revista Educação: Teria e Prática tem seu conteúdo disponível para acesso livre e gratuito. A Revista Educação: Teoria e Prática não realiza cobranças para submissão de artigos.
Isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para mais informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS
Diretor: Prof. Dr. Adalgiso Coscrato Cardozo
Vice-Diretora: Profa. Dra. Patricia Pasquali Parise Maltempi
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Chefe: Profa. Dra. Joyce Mary Adam
Vice-Chefe: Profa. Dra. Raquel Fontes Borghi
NOTAS DE EDIÇÃO
O conteúdo dos trabalhos publicados é de inteira responsabilidade dos autores.
DADOS SOBRE A REVISTA
Fundação: 8 de dezembro de 1993
Capa: Ronaldo Bella
Periodicidade: quadrimestral
De 2013 a 2018
Capa: Camilo Riani
Periodicidade: quadrimestral
2019
Capa: Victória Sara de Arruda
Periodicidade: quadrimestral
2020
Capa: Victória Sara de Arruda
Periodicidade: publicação contínua
2021
Capa: João Pedro Pezzato
Periodicidade: publicação contínua
Desde 2022
Capa: Andréia Cristina Zan Borguezon
Periodicidade: publicação contínua
