REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DISCENTES DE PEDAGOGIA SOBRE O COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol29.n60.p83-97

Resumo

A Educação Física (EF) no ensino superior possui um caráter prático desportivo, a fim de proporcionar aos alunos uma diversidade de atividades, com o intuito de ampliar o conhecimento dos mesmos sobre a cultura corporal de movimento. Nesse sentido, esse estudo objetivou apreender as representações sociais de discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) sobre os componentes curriculares EF I, II e III. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa. Realizou-se a entrevista semiestruturada com 38 discentes do Curso de Pedagogia da UESB, tendo os resultados sido analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Após análise dos conteúdos manifestos, as unidades de análise foram agrupadas em 3 categorias que expressam representações negativas dos estudantes universitários sobre os componentes curriculares EF I, II e III, a saber: Descompromisso Docente; Ausência da Importância da EF I, II e III; e, Obrigação Acadêmica. Desta forma, concluímos que os componentes curriculares, da forma como foram apresentados, solidificaram as representações sociais dos alunos, de forma aos mesmos apresentarem em suas manifestações vários aspectos que revelam que, por vezes, os componentes curriculares não foram tratados com a relevância que deveria, influenciando negativamente nas representações dos discentes. Palavras-chave: Representações Sociais. Discentes. Educação Física.

Biografia do Autor

Ramon Missias-Moreira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Professor do Mestrado em Psicologia da UNIVASF. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Atividade Física, Educação e Saúde para Grupos Especiais pela Faculdade da Cidade do Salvador. Graduado em Educação Física pela UESB. Graduado em Pedagogia pela UNIMES. Graduando em Direito pela FACAPE.

Anderson Souza Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Especialista em Fisiologia do Exercício pela Fundação Visconde de Cairu. Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor da Rede Estadual de Ensino - Ruy Barbosa, NTE 14, Bahia.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-04-02

Como Citar

MISSIAS-MOREIRA, R.; NUNES, A. S. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DISCENTES DE PEDAGOGIA SOBRE O COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 29, n. 60, p. 83–97, 2019. DOI: 10.18675/1981-8106.vol29.n60.p83-97. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/12359. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)