Reflexões Sobre a Educação do Campo na Perspectiva Pedagógica da Indignação

Autores

  • Vilson Alves Moreira Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
  • Fábio Lima Beck Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol25.n49.p312-325

Palavras-chave:

Education, Society, Teaching practice.

Resumo

Resumo: O direito à educação tem sido considerado passaporte dos cidadãos à autonomia e à dignidade humana, bem como condição "sine qua non" da possibilidade de desenvolvimento e crescimento com equidade social e econômica de uma nação. A uma categoria específica desses cidadãos, no entanto, tem sido negado tal direito a uma educação de qualidade condizente com sua realidade socioeconômica e cultural. É o que tem sido manifestado pelas reivindicações dos movimentos populares dos meios urbano e rural. As classes populares e em especial os camponeses anunciam sua indignação, exigindo um olhar particular dos poderes públicos para sua carência educacional ou agindo propositivamente com projetos alternativos de modo a buscar um ensino adequado a seus objetivos. Veem-se então como necessárias políticas públicas que atendam a tais reivindicações, mas devendo estar atentas à formação e à prática transformadora dos agentes mediadores da educação, os docentes. Necessária também será a construção de currículos e de infraestrutura básica dando condição de oferta de um ensino adequado à realidade destes povos que ainda não foram atendidos na plenitude da sua cidadania. Palavras-chave: educação, sociedade, prática pedagógica.

Biografia do Autor

Vilson Alves Moreira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

MOREIRA, M. Sc. Vilson Alves: Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Minas Gerais; Especialização em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Doutorando pelo Programa Dinter da Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Programa de Pós–Graduação em Desenvolvimento Rural / Instituto Federal do Norte de Minas Gerais(UFRGS/PGDR/IFNMG); Professor na área de Ciências Humanas no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas.Rua: José Martins dos Anjos, 56. CEP: 39 560 -000. Salinas MG. (Fone: (0xx) 38 3841 3318. Email: vilsonam1@yahoo.com.br. Vínculo Profissional: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – campus Salinas.

Fábio Lima Beck, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

BECK, PhD. Fábio de Lima. PhD em Educação pela Universidade de Londres, professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; lotado no Departamento de Solos na Faculdade de Agronomia; coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico; pesquisador e professor no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS.Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural – PGDR. Av. João Pessoa, 31. CEP: 90 40-000. Porto Alegre – RS. Fone: (0xx) 51 3308-3281. Fax: (51) 3308-3458. Email: samelo@ufrgs.br. Vínculo Profissional: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

MOREIRA, V. A.; BECK, F. L. Reflexões Sobre a Educação do Campo na Perspectiva Pedagógica da Indignação. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 25, n. 49, p. 312–325, 2015. DOI: 10.18675/1981-8106.vol25.n49.p312-325. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6606. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos