O Rugby em Cadeira de Rodas: aspectos técnicos e táticos e diretrizes para seu desenvolvimento

Autores

  • Mateus Betanho Campana Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas, SP
  • José Irineu Gorla Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas, SP
  • Edison Duarte Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas, SP
  • Alcides José Scaglia Faculdade de Ciências Aplicadas, UNICAMP, Limeira, SP
  • Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas, SP
  • Jonatas de França Barros Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.5016/3612

Palavras-chave:

Rugby em cadeira de rodas. Esporte. Traumatismo da medula espinhal. Tetraplegia.

Resumo

O objetivo desse relato de experiência foi descrever aspectos técnicos e táticos do Rugby em Cadeira de Rodas e oferecer indicações de como trabalhá-los para um melhor rendimento do time. Utilizando o método de pesquisa observacional, coletamos informações de times nacionais e internacionais no período de setembro/2008 a dezembro/2009. A observação incluiu treinamentos e competições nacionais e internacionais. Nos resultados apresentamos três elementos técnicos: passe, recepção e domínio de bola. Ainda, jogadas de defesa e ataque, usadas nos âmbitos nacional e internacional são descritas. Concluímos que há um domínio de técnicas e táticas na equipe nacional, mas que a experiência de jogo, a falta de comunicação em quadra e o desconhecimento das regras são elementos que prejudicam o rendimento do time. Esperamos que este estudo auxilie pesquisadores e técnicos a dar continuidade à pesquisa e às ações em quadra, contribuindo para o desenvolvimento da modalidade no Brasil.

Biografia do Autor

Mateus Betanho Campana, Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas, SP

Doutorando (bolsista CNPq) em Atividade Física Adaptada na linha de pesquisa em Atividade Física para Pessoas com Deficiências na Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP) e Mestre (bolsista CNPq) em Atividade Física, Adaptação e Saúde, na linha de pesquisa de Pessoas com Necessidades Especiais: Aspéctos da Atividade Física e da Imagem Corporal na Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). Especialista em Treinamento de Exercício e do Esporte pelas Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas (METROCAMP). Graduado em Educação Física pela FEF/UNICAMP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Motora Adaptada (GEPAMA) da FEF/UNICAMP. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Esportivo, Avaliação Física, Educação Física Adaptada e Primeiros Socorros. Foi Técnico da Equipe de Rugbi em Cadeira de Rodas da FEF/UNICAMP e Auxiliar Técnico da Seleção Brasileira de Rugbi em Cadeira de Rodas.

José Irineu Gorla, Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas, SP

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Estadual de Londrina -UEL (1987), especializaçao em Avaliação da Performance Motora pela UEL, Mestrado e doutorado em Educação Física na área de Atividade Física, Adaptação e Saúde pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP. Atualmente é professor MS3 e Chefe do Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada na Faculdade de Educação Física da UNICAMP. É professor do programa de pós graduação da UNICAMP. Coordenador do grupo de pesquisa em avaliação motora adaptada-UNICAMP.É membro do Conselho Editorial da Editora Phorte e consultor da Revista Arquivos de ciencias da Saude -UNIPAR, da Revista de Educação Física da UEM e da Revista da SOBAMA e membro da Comissão Cientíca Paraolímpica do CPB.Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, deficiência mental, antropometria, composição corporal e educação física adaptada.

Edison Duarte, Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas, SP

Possui graduação em Fisioterapia pela P U C Campinas (1976), mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Anatomia Humana pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor associado no Departamento de Estudos de Atividade Física Adaptada na Fac. Ed. Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas. Na FEF- UNICAMP ocupou os cargos de: Coordenador de Graduação(1990-1994), Diretor da Faculdade (1994-1998), Chefe de Departamento (2003-2004) Coordenador do Programa de Pós -Graduação (2005-2006). É membro da Academia Paraolímpica Brasileira; Classificador funcional da modalidade Esgrima em Cadeira de Rodas ( International Wheelchair& Amputee Sports Federation). Foi Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Estado de São Paulo(1995-1996)

Alcides José Scaglia, Faculdade de Ciências Aplicadas, UNICAMP, Limeira, SP

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995), bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995), mestre em Pedagogia do esporte pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutor em Pedagogia do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Tem experiência na área de Educação Física e Esportes, desenvolvendo estudos, projetos e pesquisas nas áreas da: educação física escolar e pedagogia do esporte, com ênfase em metodologia de ensino-treinamento dos jogos coletivos de invasão, futebol da iniciação ao treinamento e teoria do jogo. Atualmente é docente na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da UNICAMP.

Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares, Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas, SP

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), Graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1977), Mestrado em Medicina Interna pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e Doutorado em Medicina Interna pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Obteve o título de Livre Docente (2003) e atualmente é Professora Titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de reabilitação e imagem corporal.

Jonatas de França Barros, Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Possui Pós-Doutorado em Educação Especial e Reabilitação na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa - Portugal (2005); Doutorado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (1998); Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1993); Especialização em Handebol Escolar pela Escola Superior de Educação Física do Pará (1986); Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Dom Bosco de Educação Física - Brasília (1984). Atualmente é Professor Associado III-DE no Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Doutorado) da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília, Orientador Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. Professor e Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro de corpo editorial e revisor em vários periódicos. É lider do grupo de pesquisa Deficiência Mental e Atividade Física.Tem experiência na área de Educação Física Especial com ênfase em portadores com deficiência mental, atuando nos seguintes temas: cognição, atividade física, aptidão física, equoterapia.

Downloads

Publicado

2011-11-01

Edição

Seção

Relatos de Experiência