Dinâmicas Sociais e Estados de Humor

Autores

  • Flávio Rebustini UNESP - Rio Claro
  • Afonso Antonio Machado UNESP - Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.5016/4100

Palavras-chave:

Interações Sociais. Humor. Psicologia. voleibol

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar as relações das dinâmicas sociais (família, amigos e escola; i.e., três fatores sociais) sobre os estados de humor. A pesquisa foi realizada com uma equipe feminina de voleibol (14/15 anos). Aplicou-se o teste POMS (Profile of Mood States) para mensurar os estados de humor. Foi utilizada uma escala de 1 (muito mal) a 5 (muito bem) para que as atletas avaliassem cada um dos três fatores. Os resultados apontaram correlações significativas entre as escalas e os estados de humor; e diferenças significativas entre os níveis de intensidade apontados na escala dos três fatores e os estados de humor. Os resultados indicam clara interferência das dinâmicas sociais sobre os estados de humor, portanto, as interferências sociais não podem ser descartadas na preparação do atleta.

Biografia do Autor

Flávio Rebustini, UNESP - Rio Claro

Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologia - UNESP - Rio Claro (2011- ). Reitor da Universidade do Grande ABC de 2008 a 2010 (UNIABC). mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Aperfeiçoamento em Voleibol no Instituto Estatal de Cultura Física de Moscou (1997), especialização em Psicologia do Esporte pela Faculdades Metropolitanas Unidas (1997), especialização em Voleibol pela Faculdades Metropolitanas Unidas (1996), aperfeiçoamento em Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo no Instituto Estatal de Cultura Física de Moscou (1994), graduado em Educação Física pela Universidade de Formação Educação e Cultura do ABC - UNIABC (1994). Editor-Chefe da REFELD - Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança. Tem experiência na área de Gestão Universitária e em Educação Física, com ênfase em Estados Emocionais e Movimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Gestão Universitária, esporte, estados emocionais e psicologia do esporte.

Afonso Antonio Machado, UNESP - Rio Claro

Licenciado em Educação Física pela PUC- Campinas (1976); graduado em Filosofia e Pedagogia. Mestre (1985) e doutor(1994) em Educação, pela UNICAMP. Livre-docente pelo Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, com a tese "Agressividade e ansiedade em atletas jovens"(1998). Editor-chefe da Revista MOTRIZ, membro editorial da Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança (REFELD), da Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercício e del Deporto e da Coleção Pesquisa em Educação Física. Professor adjunto da UNESP/ Rio Claro, em RDIDP. Atua na Educação Física, com ênfase nos temas: estados emocionais, identidade psicológica do esportista, gênero e masculinidade no esporte e lesões psicológicas esportivas. Coordena o LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte), foi presidente da SOBRAPE (Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte), na gestão 2006-08. Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratório de Psicologia do Esporte, junto ao Prof. Dr. Duarte Araújo, da Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa(08-09) e na Universidade do Minho, com Prof. Dr. António Rui Gomes (10-11). Bolsista PQ (2010-13). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (DEHUTE), no IB/UNESP.

Downloads

Publicado

2012-05-07

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>