Nadadores medalhistas olímpicos: contexto do desenvolvimento brasileiro

Autores

  • Renato Melo Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eduardo Macedo Penna Universidade Federal de Minas Gerais
  • Varley Teoldo da Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiz Carlos Couto de Albuquerque Moraes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5016/4188

Palavras-chave:

Natação. Atletas. Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Expertise é um campo de conhecimento que estuda as diferentes competências dos experts em seu campo de proficiências, como no esporte. Diversos modelos, a partir da perspectiva ambiental, avaliam fatores que influenciam no desenvolvimento expert. O objetivo deste trabalho foi verificar o contexto do desenvolvimento expert dos nadadores medalhistas olímpicos brasileiros. Oito nadadores que conquistaram, no mínimo, uma medalha em qualquer edição dos Jogos Olímpicos, foram os entrevistados. Realizou-se a transcrição das entrevistas e, posteriormente, uma análise qualitativa foi feita, por meio de mini-unidades (MUs). 218 MUs obedeceram à seguinte classificação: Início da carreira esportiva, presença dos treinadores, influência da família / amigos e prática deliberada. Concluiu-se, a partir dos resultados apresentados, que o contexto do desenvolvimento contribuiu de forma fundamental para a evolução dos atletas. As diversas realidades apontam que não existe necessariamente um padrão restrito de excelência.

Biografia do Autor

Renato Melo Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte Uni-BH (2006). Mestrado em Ciências do Esporte - Psicologia do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Doutorando em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área Atividades Aquáticas Esportivo e Psicologia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: natação, contexto do desenvolvimento expert e pesquisa qualitativa.

Eduardo Macedo Penna, Universidade Federal de Minas Gerais

Atualmente é Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências do Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do LAPES (Laboratório de Psicologia do Esporte) desde Agosto de 2007. É monitor acadêmico das disciplinas Psicologia do Esporte e das Atividades Físicas I e II. Atua principalmente nos seguintes temas: futsal, expert performance e Efeito da Idade Relativa.

Varley Teoldo da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é discente do programa de Doutorado em Ciencias do Esporte da Escola de Educação Física da UFMG. Membro da Sociedade Sul-Americana de Psicologia do Esporte (SOSUPE), da Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte (SOBRAPE) e do Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES) CENESP-UFMG. Professor Fundador do Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES-UNIBH). Na graduação é professor assitente V do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) . Ministra as disciplinas: Psicologia do Esporte, Futebol de Campo, Futsal. Trabalha também em cursos de pós-graduação stricto-sensu pelo Brasil. Foi treinador de futsal e futebol de campo por 12 anos initerruptos (1996-2008). Possui trabalhos publicados nas áreas de Psicologia do Esporte, Futebol, Futsal.

Luiz Carlos Couto de Albuquerque Moraes, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Superior de Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), mestrado em Educação Física, Área da Psicologia do Esporte - Michigan State University (1987) e doutorado em Educação, Área de Psicopedagogia - University of Ottawa (1998). Atualmente é professor associado 2 da pós graduação do mestrado em Ciências do Esporte da Escola de Educação Física da UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na psicologia do esporte e do exercício. Desenvolve pesquisas na área da expertise no esporte e tem aprofundado seus estudos sobre a emoção, ansiedade, coaching, motivação, comunicação, formação do treinador em diferentes esportes. Coordena o programa da Minas Olímpica - Oficina de Esporte (SEEJ) na modalidade de Taekwondo. Colabora atualmente com a Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2012-01-20

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)