Effects of saccadic eye movements on postural control stabilization

Autores

  • Sérgio Tosi Rodrigues Faculdade de Ciências, Depto de Educação Física, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP
  • Stefane Aline Aguiar Laboratório de Análise do Movimento, Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP
  • Paula Fávaro Polastri Faculdade de Ciências, Depto de Educação Física, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP
  • Daniela Godoi Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos, SP
  • Renato Moraes Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP
  • José Angelo Barela Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte.Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5016/6092

Palavras-chave:

movimentos sacádicos, movimentos dos olhos, postura

Resumo

Várias estruturas do sistema nervoso central compartilham envolvimento nos controles ocular e postural, mas os mecanismos visuais no controle postural ainda não estão claros. Existem evidências discrepantes sobre a possibilidade de movimentos sacádicos melhorarem ou deteriorarem a estabilização postural. O objetivo desse estudo foi determinar a influência de movimentos sacádicos dos olhos sobre o controle postural em diferentes bases de apoio. Doze adultos jovens ficaram em pé, mantendo a postura sobre base ampla e restrita enquanto realizavam fixações e movimentos sacádicos de baixa e alta frequência. Oscilação corporal foi atenuada durante movimentos sacádicos. A oscilação do tronco na direção ântero-posterior e o deslocamento total do tronco diminuíram durante movimentos sacádicos comparados à fixação; maior frequência média de oscilação na direção ântero-posterior durante movimentos sacádicos também foi observada. Oscilação corporal foi reduzida em postura com base ampla comparada à restrita durante movimentos sacádicos de alta frequência. Estes resultados indicam que o movimento do olho melhora a estabilização postural e este efeito é mais forte na condição que combina base ampla e alta frequência do olhar.

Biografia do Autor

Sérgio Tosi Rodrigues, Faculdade de Ciências, Depto de Educação Física, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP

Licenciado em Educação Física e Técnico Desportivo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), Mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e Doutor (Ph.D.) em Psicologia, na área de Percepção e Cognição, pela Universidade de Calgary, Canadá (2000). É professor doutor (MS3) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Bauru, onde coordena o Laboratório de Informação, Visão e Ação (LIVIA). Tem experiência em Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: controle visual de ações, percepção visual, aprendizagem motora, movimento dos olhos, controle postural, biomecânica, informação de tempo para contato e controle motor.

Stefane Aline Aguiar, Laboratório de Análise do Movimento, Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Bauru. Foi bolsista Fapesp de iniciação científica por 2 anos sob a orientação do Prof. Dr. Sérgio Tosi Rodrigues. Atualmente cursa mestrado acadêmico em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Cruzeiro do Sul (bolsista Fapesp), no Laboratório de Análise do Movimento (LAM), sob a orientação do Prof. Dr. José Ângelo Barela.

Paula Fávaro Polastri, Faculdade de Ciências, Depto de Educação Física, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP

graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e Doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente, é Professora Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e pesquisadora do Laboratório de Informação, Visão e Ação da UNESP de Bauru. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, controle motor, aprendizagem motora, postura, envelhecimento e atividade física.

Daniela Godoi, Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos, SP

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e mestrado (2004) e doutorado (2008) em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, aprendizagem motora, controle motor, e controle postural.

Renato Moraes, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP

Doutor em Cinesiologia pela Universidade de Waterloo (2005), Canadá. Foi Professor Doutor (RDIDP) da Escola de Artes, Ciências, e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) no período de Maio/2006 a Julho/2009, atuando no Curso de Bacharelado em Ciências da Atividade Física. Desde Agosto/2009 é Professor Doutor (RDIDP) da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP, atuando no curso de Bacharelado em Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: locomoção adaptativa, informação visual, controle de movimentos combinados, controle postural, envelhecimento e psicofísica. Editor Chefe da Revista Motriz na área de Comportamento Motor (Qualis A2). Assessor ad-hoc da FAPESP.

José Angelo Barela, Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte.Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP

Educação Física e Técnico Desportivo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Desenvolvimento Motor pela Universidade de Maryland, Estados Unidos (1997). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Cruzeiro do Sul e da Universidade Estadual Paulista, com atuação na graduação, ministrando aulas no curso de Licenciatura em Educação Física. Também orienta e ministra disciplinas no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano, linha de pesquisa Coordenação e Controle do Movimento Humano, Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos sub-temas: desenvolvimento e controle motor e controle postural.

Downloads

Publicado

2013-05-27

Edição

Seção

Artigo Original