Educação Ambiental Não Formal: uma Análise de sua Importância sob a Ótica de Profissionais de Meio Ambiente Atuantes na Região Carbonífera Catarinense

Autores

  • Gláucia Cardoso de Souza Engenheira Ambiental, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Professora substituta pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Feliz.
  • Geraldo Milioli Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol9.n2.p83-97

Resumo

A região carbonífera catarinense é uma região bastante industrializada. Entretanto, apresenta uma realidade bastante complexa no que se refere aos impactos ambientais cumulativos decorrentes de tal atividade ao longo dos anos. Em contrapartida, a região conta com profissionais da área ambiental, cuja formação é norteada pela educação ambiental e pela busca por padrões mais sustentáveis. Nesse sentido, diante da degradação ambiental característica da região e da contribuição potencial desses profissionais para a reversão do atual cenário, investigou-se qual a importância atribuída à educação ambiental para engenheiro ambiental em suas atividades cotidianas. Os egressos concordam que a mesma compreende um instrumento muito importante, que pode contribuir para a melhoria da qualidade socioambiental da região, empregada preferencialmente por meio de campanhas ou como uma disciplina obrigatória nas escolas. A grande maioria dos entrevistados a emprega em suas atividades cotidianas com frequência, seja atrelada aos processos de licenciamento ou à gestão ambiental.

Palavras-chave: Educação ambiental. Desenvolvimento sustentável. Região Carbonífera Catarinense.

Biografia do Autor

Gláucia Cardoso de Souza, Engenheira Ambiental, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Professora substituta pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Feliz.

Engenheira Ambiental, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Professora substituta pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Feliz.

Downloads

Publicado

2015-01-06

Edição

Seção

Artigos