Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Pesquisa em Educação Ambiental é uma publicação destinada à divulgação de trabalhos de pesquisa sobre Educação Ambiental, com o objetivo de contribuir para a consolidação e fortalecimento desse campo de pesquisa. Publica artigos originais e inéditos resultantes de pesquisas empíricas e/ou estudos teóricos produzidos por autores brasileiros e estrangeiros, possibilitando reflexões e o aprofundamento teórico e metodológico desse campo do conhecimento e das práticas de pesquisa e práticas pedagógicas em Educação Ambiental. A revista é destinada a pesquisadores, educadores ambientais, ambientalistas e demais interessados em pesquisas sobre Educação Ambiental. Trata-se de um periódico semestral, vinculado ao Portal de Periódicos da Unesp, Campus de Rio Claro , que é editado em formato online, por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista - Unesp (Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Biociências de Rio Claro), Universidade Federal de São Carlos - Ufscar (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Ambiental), da Universidade de São Paulo - USP (Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador - LAIFE), da Universidade Federal de Itajubá – Unifei (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) e da Universidade Federal do Paraná - UFPR (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas e Programa de Pós-Graduação em Educação).

Processo de Avaliação pelos Pares

O artigo encaminhado à revista é analisado, inicialmente, pela comissão editorial, que verifica se a submissão está de acordo com as normas especificadas em "Diretrizes para Autores" e a sua pertinência ao escopo da revista, bem como a originalidade dos mesmos (usando software específico para tal). Atendendo a essas condições, o artigo é encaminhado a dois pareceristas ad hoc. Em caso de não concordância de pareceres, a comissão editorial da revista poderá encaminhar a um terceiro parecerista ou arbitrar sobre aprovação do artigo, tendo como referência a natureza do periódico e as condições para a publicação.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público colaborando, assim, para a democratização mundial do conhecimento.

Breve Histórico

O primeiro número da revista Pesquisa em Educação Ambiental foi publicado no segundo semestre de 2006, por iniciativa da Comissão Organizadora dos primeiros Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), constituída por docentes da Ufscar de São Carlos, da Unesp de Rio Claro e da USP de Ribeirão Preto. Inicialmente a revista foi publicada no formato impresso (ISSN 1980-1165) e, desde 2006, vem sendo editada em formato online (ISSN 2177-580X).

Assim, no primeiro número da revista foram publicados os textos das conferências e mesas redondas do II EPEA; no segundo número, além destes, os textos dos Grupos de Discussão de Pesquisa (GDP) do III EPEA. A partir do número 3, o periódico passa a publicar trabalhos encaminhados em fluxo contínuo e analisados por um corpo de referees, sem deixar de manter seu vínculo com o EPEA, cujas conferências e outras produções contunuam sendo publicadas pela revista.

A partir de 2020, passaram a compor a Comissão Editorial pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá – Unifei (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) e da Universidade Federal do Paraná - UFPR (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas e Programa de Pós-Graduação em Educação).

 

Fontes de Apoio

Apoio da Pro - reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.