A constituição do pensamento ambiental: de Leff a Ingold - bases da visão crítica?

Autores

  • Aline de Fátima Santos Camara Cooper IFRJ/PROPEC
  • Maylta Brandão dos Anjos PROPEC- IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol9.n2.p133-146

Resumo

O presente artigo busca articular pressupostos teóricos levantados por Tim Ingold a apontamentos de Enrique Leff, com o intento de se configurar uma linha de pensamento ambiental com bases críticas mais integradas. São feitas, tanto por Ingold, quanto por Leff, diversas proposições que rompem as intransigentes visões encasteladas, que fragmentam a questão ambiental, construindo dogmas relacionados a uma visão higienizante, biologizante e reducionista desta, e afastando-a do seu real sentido humanitário, o da crítica social. Os autores recuperam questões preciosas, centrando luz na essencialidade humana, no conceito de ambiente e nas mediações sociais construídas em torno de sua (des)união.

Palavras-chave: Pensamento ambiental crítico. Tim Ingold.  Enrique Leff.

Biografia do Autor

Aline de Fátima Santos Camara Cooper, IFRJ/PROPEC

Formada em Ciências Biológicas, atuo como professora de Ciências nas redes municipais do Rio de Janeiro e de Angra dos Reis. Mestranda em Ensino de Ciências pelo IFRJ.

Maylta Brandão dos Anjos, PROPEC- IFRJ

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2015-01-06

Edição

Seção

Artigos