AVALIAÇÃO DAS MODIFICAÇÕES DO SOLO E USO DA TERRA NA MICROBACIA DO RIBEIRÃO JACUTINGA (SP), ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO
Resumo
A análise e o monitoramento da vegetação e uso da terra a partir de abordagens com ações integradas de investigação revestem-se de grande importância na avaliação dos processo de ocupação e proteção os recursos naturais. A integração de técnicas e produtos de sensoriamento remoto, com sistema de informação geográfica, apresenta-se como ferramenta principal para subsidiar estudos dessa natureza, na medida em que tal interface proporciona uma fonte de informações valiosas sobre os ecossistemas envolvidos. O presente estudo, na microbacia do Ribeirão Jacutinga (SP), foi efetuado nesta linha de pesquisa, dentro de uma abordagem detalhada, no qual a amostragem sistemática por grade de pontos permitiu inferências a respeito do potencial do solo e do uso agrícola da terra. A análise, o mapeamento e a quantificação da aptidão agrícola, da intensidade e do uso preferencial da área selecionada foram satisfatoriamente alcançados a partir da integração de produtos de sensoriamento remoto com o SIG denominado SAMPA.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à GEOGRAFIA o direito de primeira publicação, com os artigos simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento dos artigos com reconhecimento da autoria dos mesmos e publicação inicial nesta revista.
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - pISSN 0100-7912 - eISSN 1983-8700 está licenciada sob Licença Creative Commons