AVALIAÇÃO DAS MODIFICAÇÕES DO SOLO E USO DA TERRA NA MICROBACIA DO RIBEIRÃO JACUTINGA (SP), ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO

Autores

  • Miguel Angeli BERTOLAMI
  • Sandra Maria Neiva SAMPAIO
  • Natalio Felipe KOFFLER

Resumo

A análise e o monitoramento da vegetação e uso da terra a partir de abordagens com ações integradas de investigação revestem-se de grande importância na avaliação dos processo de ocupação e proteção os recursos naturais. A integração de técnicas e produtos de sensoriamento remoto, com sistema de informação geográfica, apresenta-se como ferramenta principal para subsidiar estudos dessa natureza, na medida em que tal interface proporciona uma fonte de informações valiosas sobre os ecossistemas envolvidos. O presente estudo, na microbacia do Ribeirão Jacutinga (SP), foi efetuado nesta linha de pesquisa, dentro de uma abordagem detalhada, no qual a amostragem sistemática por grade de pontos permitiu inferências a respeito do potencial do solo e do uso agrícola da terra. A análise, o mapeamento e a quantificação da aptidão agrícola, da intensidade e do uso preferencial da área selecionada foram satisfatoriamente alcançados a partir da integração de produtos de sensoriamento remoto com o SIG denominado SAMPA.

Biografia do Autor

Miguel Angeli BERTOLAMI

Professor Adjunto da Universidad Nacional de la Patagonia Facultad de Ciencias Naturales - Comodoro Rivadavia - ARGENTINA.

Sandra Maria Neiva SAMPAIO

Pesquisadora do Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental-EMBRAPA - Belém-PA

Natalio Felipe KOFFLER

Professor Adjunto UNESP Campus de Bauru Faculdade de Arquitetura Arte e Comunicação - Bauru-SP.

Downloads

Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)