PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE: APRECIAÇÕES DE GRADUANDOS E PROFESSORES DO CURSO DE GEOGRAFIA DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

  • Pedro Wallas Soares de Araújo FELIX UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)
  • Maria Soares da CUNHA Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Mirelle Oliveira SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)

Resumo

Esse trabalho se interessa pela concepção de pesquisa em um curso de formação docente. Esse artigo visa compreender como graduandos e professores do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Regional do Cariri-URCA concebem o que é pesquisa e qual seu papel para a formação de um professor de Geografia. As questões principais levantadas são: a pesquisa se faz presente durante o curso e os licenciandos conseguem avaliar a sua contribuição no processo de formação docente? Como os professores avaliam e incluem a atividade de pesquisa em suas atividades? Para responder tais questões e atingir o objetivo foi realizado inicialmente levantamento bibliográfico, posteriormente foram aplicados formulários de questões, através de contato direto e email para discentes cursando o quinto e o oitavo semestres do curso e para docentes do curso de Geografia. Após essa etapa empírica, foram realizadas análise e tabulação dos dados. Os graduandos entendem a pesquisa e seu papel no processo de formação inicial. Porém muitos não demonstraram uma visão ampla de seu significado para a futura profissão de professor e até no desenvolvimento acadêmico. Os professores formadores detêm uma concepção rica e compatível com os pesquisadores do tema da pesquisa em seu princípio educativo.

Palavras-chave: Concepção. Ensino/Pesquisa. Formação docente. Geografia. Importância.

Biografia do Autor

Pedro Wallas Soares de Araújo FELIX, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Maria Soares da CUNHA, Universidade Regional do Cariri (URCA)

`Professora Associada da Universidade Federal do Cariri (URCA). Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Mirelle Oliveira SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Publicado
2021-01-07
Seção
Artigos