Espaço, Metafísica & Geografia

um contraponto producente entre a Metageografia e Heidegger

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5016/geografia.v50i1.19644

Résumé

O trabalho objetiva ampliar a possibilidade de se desenvolver uma Geografia em bases ontológico-existenciais, através do diálogo entre o pensamento de Heidegger e a Geografia, concentrando-se na problematização da proposta de uma Metageografia marxista-lefebvreana. O texto foi sistematizado em duas partes, das quais a primeira visa ampliar o escopo da proposição de uma Geografia em bases ontológico-existenciais filiada ao pensamento de Heidegger, através da assimilação de um traço de fundamental importância intrínseco ao pensamento deste filósofo: a crítica à Metafísica e, mais especificamente, ao conteúdo metafísico que vigora no bojo da(s) ciência(s) moderna(s). Para tanto, o trabalho orienta-se, a partir da segunda parte, na apreciação crítico-construtiva do conteúdo metafísico que se manifesta numa proposta de orientação teórico-metodológica específica cujo desenvolvimento encontra-se em curso na disciplina: a Metageografia. A metodologia utilizada, quanto à forma, consiste no exercício de revisão bibliográfica e, no que se refere ao seu conteúdo, na depuração dos atributos da proposta de uma Metageografia e do pensamento de Heidegger, restringindo-se aos elementos convergentes ao propósito do presente trabalho.

Bibliographies de l'auteur-e

Luis Carlos Tosta dos Reis, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui graduação em Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ontologia do espaço e fenomenologia na Geografia; espaço urbano e centralidade intraurbana.

Akylla Cozer Chiabai Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduado em licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2023). Graduado bacharel em Geografia (2024). Mestrando em Geografia no programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo. 1° secretário de comunicação científica da Associação dos geógrafos brasileiros - seção local de Vitória - ES. Editor geral da Revista Território e Cidadania. 

Téléchargements

Publié-e

2025-12-18

Numéro

Rubrique

Seção temática | V Congresso Brasileiro de Organização do Espaço