UM SÉCULO EM NOVENTA HORAS: ARQUITETURA DO PENSAMENTO FRANCÊS NUMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE “HPG” (RACHADURAS E RESTAURADORES)

Autores

  • Dante Flávio da Costa REIS JÚNIOR UNICAMP

Resumo

Como tivemos a ocasião de explicar na introdução respectiva à nota antecedente, a razão de ser do oferecimento das disciplinas residiu na constatação (a todos evidente) de que os temas vários em “HTG” (História e Teoria da Geografia)1 muito freqüentemente são tratados de forma demasiadamente enxuta e muito no início dos cursos de graduação. Daí, então, o baixo aproveitamento dos conteúdos – alguns dos quais, “chave” para as interpretações e práticas que se exigirão dos graduandos nos semestres derradeiros de suas licenciaturas e/ou bacharelados. Nossa proposta, por isso, esteve orientada pelo entendimento de que suprir a lacuna – por mais que já num contexto de pós-graduação – poderia contribuir, numa versão modesta mas digna, à exploração de alguns aspectos que nos escapam facilmente, sempre que os estudos mantêm-se no nível por demais panorâmico. (No caso das disciplinas ministradas, o aspecto intrigante do desenvolvimento – idiossincrásico? – de certas disciplinas científicas em dadas ambiências nacionais.). O segundo curso intensivo (a que esta nota se refere)

Downloads

Publicado

2011-11-24

Como Citar

REIS JÚNIOR, Dante Flávio da Costa. UM SÉCULO EM NOVENTA HORAS: ARQUITETURA DO PENSAMENTO FRANCÊS NUMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE “HPG” (RACHADURAS E RESTAURADORES). Geografia, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 433–435, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/5132. Acesso em: 30 jan. 2026.

Edição

Seção

Notas e Resenhas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>