LEI DE ESCALA E DIMENSÃO FRACTAL PARA ADUZIR OS VALORES DOS MÓDULOS FISCAIS MUNICIPAIS — PARANÁ (BRASIL)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5016/geografia.v47i1.16775

Resumo

A presente pesquisa objetiva avaliar o atual método para o cálculo dos Módulos Rurais (MR) e Fiscais (MF); e propor um novo cálculo baseado na lei de escala e dimensão fractal (dos municípios). A área de estudo foi o estado do Paraná, com a presença do município de Centenário do Sul, com MF de 12 há, em uma região onde todos os seus vizinhos (municípios limítrofes) apresentam valores de MF superiores a 12 ha. A proposta busca simular valores para observar como os imóveis da agricultura familiar se redistribuem no estado, considerando valores de MF com expoente 1.15. Destacando as distribuições atuais, o município de Cascavel apresentou uma redução de 8,7 no número de propriedades da agricultura familiar; e Centenário do Sul obteve um aumento de 17,5. No entanto, o impacto aparentemente negativo em Cascavel mostra uma redução de 24,5 na área das propriedades familiares, o que indica uma concentração de área em poucos imóveis.

Biografia do Autor

Luis antonio santos, UNB

Doutor em Geografia pela Universidade de Brasília (UNB) e analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA)

Osmar Abílio de Carvalho Júnior, Universidade de Brasília

Doutor em Geologia e professor titular na Universidade de Brasília (UNB).

David Luciano Rosalen, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e professor doutor pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Jaboticabal.

Downloads

Publicado

2022-09-16

Edição

Seção

Artigos