“THE FAITHFUL AND USEFUL versus THE INFIDEL AND SAVAGE”: THE DISPUTE OVER INDIGENOUS LABOR FORCE IN THE POMBALINE LEGISLATION (1757)

A DISPUTA PELA FORÇA DE TRABALHO INDÍGENA NAS LEGISLAÇÕES POMBALINAS (1757)

Authors

  • Jessica Aparecida Correa Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana/ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo/USP https://orcid.org/0000-0003-4599-6609

Abstract

The focus of this text is to discuss the Pombaline indigenous legislation to examine the use of indigenous labor force in the mid-18th century is the scope of the text. In particular, our aim is to present some considerations regarding the historical source “Directorio, que se deve observar nas povoaçoens dos indios do Para e, Maranhaõ enquanto Sua Magestade naõ mandar o contrario” (1757). This document allows us to contextualize the disputes among the clergy, military, landowners, and nobility over the enslavement of indigenous people in the Luso-Brazilian colonial territory.

Author Biography

Jessica Aparecida Correa, Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana/ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo/USP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia/IGCE/UNESP- Rio Claro e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana/FFLCH /USP. Pesquisa os seguintes temas: a resistência guaranítica no passado e no presente da formação territorial do Brasil. Com financiamento da FAPESP trabalhou as temáticas:Geografia Histórica; Cartografia Histórica; Resistência Indígena; Século XVIII. No ano de 2020 desenvolveu o estágio de pesquisa no exterior: "A cartografia da guerra contra os indígenas e as expedições demarcatórias (1752-1761)", com apoio da BEPE/FAPESP, no Instituto de Geografia da Universidade de Buenos Aires/UBA. Participa do GECA (Grupo de Estudos do Capital) e do GEOPO (Laboratório de Geografia Política) DG/ USP.
Formada em Geografia (licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP- campus Rio Claro/SP em 2014. Entre os anos de 2012-2015 desenvolveu Iniciação Científica financiada pela FAPESP, com o tema: As políticas pombalinas e a formação territorial do Brasil (1750- 1777). Em 2014 fez estágio de pesquisa no curso de Geografia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP/Portugal ) com financiamento da FAPESP/BEPE com o tema: Geografia Histórica, período pombalino e a Cartografia portuguesa do Brasil Entre os anos de 2015 a 2017 atuou como professora na rede estadual de ensino de São Paulo no município de Rio Claro.

Published

2023-10-30

Issue

Section

Article