Physical parameters and landslide risk analysis: municipality of Crato (CE)

Authors

Abstract

According to estimates by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE, 2018), approximately 8.3 million people reside in risk-prone areas across 872 municipalities in Brazil. The municipality of Crato, located in the state of Ceará, despite being situated in a relatively stable environmental setting, faces persistent challenges linked to unregulated land occupation and the absence of urban planning aligned with environmental protection—particularly on the slopes of the Chapada do Araripe. This study seeks to examine the physical parameters that condition susceptibility in the Chapada do Araripe region, as well as to delineate risk sectors within the Seminário neighborhood, considering the marked contrasts between high-income zones and areas inhabited by low-income populations. Topographic maps and geospatial analysis techniques were employed to identify susceptible zones within the study area. The results indicate that susceptibility is predominantly associated with elevated altitudes, steep slopes, and the presence of rocky escarpments. In the Seminário neighborhood, slopes exceeding 16.8°, the presence of scars from translational landslides, and exposed soil surfaces constitute a scenario of heightened landslide risk. The findings of this research are essential to support the formulation of public policies focused on disaster risk reduction and sustainable urban development in Crato.

Author Biographies

Bárbara Gabrielly Silva Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente professora na Educação Básica na rede estadual de ensino do estado de Pernambuco.

Fabrizio Listo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre e Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou Pós-Doutorado no Instituto de Geografia "Romualdo Ardissone" da Universidad de Buenos Aires (UBA), com bolsa do CNPq, sob a supervisão da Profa. Emérita Dra. Claudia E. Natenzon. Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Departamento de Ciências Geográficas. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação (PPGCGTG/Departamento de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) da UFPE. Coordenador do Grupo de Pesquisa ENPLAGEO (Grupo de Pesquisa em Geotecnologias Aplicadas a Geomorfologia de Encostas e Planícies) e do Laboratório de Geomorfologia e Geotecnologias (GEOTEC) do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE. Foi membro do Conselho da União da Geomorfologia Brasileira (Gestão 2017-2020). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Mapeamento Geomorfológico e do Quaternário Continental - GEODEQC (UFPE). Tutor da Empresa Jr. MapGeo: Mapeamentos e Soluções Geográficas no Departamento de Ciências Geográficas da UFPE. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Geotecnologias aplicadas à Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de dinâmica superficial em ambientes tropicais úmidos e semiáridos (especialmente movimentos de massa, processos erosivos, enchentes e inundações); Cartografia de risco e de vulnerabilidade; Mapeamentos participativos; Sistema de Informações Geográficas (SIG) aplicados a gestão de riscos; Modelos Matemáticos de previsão, Metodologias para Redução do Risco de Desastres e Técnicas de ERRD (Educação para Redução de Riscos e Desastres). Atualmente, coordena a elaboração dos Planos Municipais de Redução de Risco (PMRR) dos Municípios de Jaboatão dos Guararapes/PE e Olinda/PE em Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, estando conectado com a Rede PMRR Brasil/Ministério das Cidades.

Tulius Nery, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)

Tecnologista em Geodinâmica no Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais - Cemaden, atuando na área de monitoramento e alerta. Colabora em projetos de investigação e instrumentação geológica-geotécnica no Cemaden, acerca dos processos de geodinâmicas. Possui Bacharelado e Licenciatura pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Mestrado e Doutorado em Geografia, pelo Departamento de Geografia Física da Universidade de São Paulo. Atuou em projetos de diagnósticos arqueológicos, ambientais, sociais, mapeamento de áreas de risco e métodos de previsão. Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Geotecnologias Aplicadas a Geomorfologia de Encostas e Planícies - ENPLAGEO. Áreas de interesse: geomorfologia, métodos de previsão, sistemas de monitoramento, cartografia social (mapeamento participativo) e planejamento territorial

Carlos Bispo , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Geografia pela UFPE (2022); Mestre em Geografia pela UFPE (2018); Graduado em Geografia pela UFAL (2016).Tem interesse nos estudos voltados para a área da Geografia Física. Desenvolve atividades nos seguintes temas: Cartografia de risco; Sistema de Informações Geográficas (SIG) aplicados a gestão de riscos; Modelos Matemáticos de previsão. Foi professor substituto no departamento de Geografia da UFRN (2022 a 2023). Atualmente atua como professor na Educação Básica na rede estadual de ensino do estado da Paraíba, onde tem desenvolvido pesquisas relacionadas à Educação Geográfica com ênfase nas dinâmicas socioambientais. Pesquisador e colaborador nos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa ENPLAGEO (Grupo de Pesquisa em Geotecnologias Aplicadas a Geomorfologia de Encostas e Planícies) e do Laboratório de Geomorfologia e Geotecnologias (GEOTEC) do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE; Grupo de Pesquisa em Geodiversidade de Pernambuco - UFPE e UPE; Laboratório de Geomorfologia e Solos - Geomorfos - UFAL.

Published

2025-07-02

Issue

Section

Article