PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES CRIOULAS NO MUNICÍPIO DE CANGUÇU/RS: O CASO DOS PRODUTORES FAMILIARES VINCULADOS À UNIÃO DAS ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS DO INTERIOR DE CANGUÇU (UNAIC)

Autores/as

  • Éder Jardel da Silva DUTRA Furg
  • Queli Rejane da Silva KONZGEN
  • Jussara MANTELLI

DOI:

https://doi.org/10.5016/geografia.v43i3.13952

Resumen

O presente artigo objetiva caracterizar a produção, comercialização e distribuição de sementes crioulas no município de Canguçu/RS, salientando o papel desenvolvido pela União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu (UNAIC), ao congregar os produtores e organizar a cadeia produtiva das sementes crioulas. Destacam-se também, ao longo do estudo, as perspectivas e as limitações dos agricultores envolvidos na produção. Para o desenvolvimento da pesquisa foram consideradas as seguintes etapas: a) revisão teórica sobre o tema campesinato, agricultura familiar e sementes crioulas; b) caracterização geral do município de Canguçu; c) histórico da UNAIC, através de dados disponíveis no site da associação e conversas informais com os produtores associados; d) realização de entrevistas com todos os agricultores de sementes crioulas vinculados à associação. Observou-se na pesquisa de campo o papel desenvolvido pela instituição para a propagação das sementes crioulas na região. Esse modelo de produção compreende uma forma secundária de renda para os produtores que buscam resgatar a importância das sementes crioulas e convertem-se, em muitos casos, em seus guardiões, retornando assim ao modelo de agricultura praticada em períodos anteriores ao advento da Revolução Verde.

Biografía del autor/a

Éder Jardel da Silva DUTRA, Furg

Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), na Universidade Federal do Rio Grande.

Publicado

2019-03-02

Cómo citar

DUTRA, Éder Jardel da Silva; KONZGEN, Queli Rejane da Silva; MANTELLI, Jussara. PRODUÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES CRIOULAS NO MUNICÍPIO DE CANGUÇU/RS: O CASO DOS PRODUTORES FAMILIARES VINCULADOS À UNIÃO DAS ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS DO INTERIOR DE CANGUÇU (UNAIC). GEOGRAFIA, [S. l.], v. 43, n. 3, p. 393–410, 2019. DOI: 10.5016/geografia.v43i3.13952. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/13952. Acesso em: 3 feb. 2026.

Número

Sección

Artículo