Entre destellos y caminos:

representaciones y vivencias del paisaje del noroeste Paraná

Autores/as

Resumen

Los destellos hacen referência a las breves miradas al paisaje que proporcionan los movimientos de los viajes y caminos recorridos. También reflejan una escritura libre que permite una narrativa sobre los lugares y paisajes del Noroeste del Paraná. Las descripciones y reflexiones que materializan nuestras narrativas sobre esta región fueron expresadas a través de fotografías, textos y reportajes, representados por tres momentos notables. La primera fue la observación de la erosión lineal, evidenciada por un barranco en una propiedad privada. Otro vistazo significativo fue la visita a Três Morrinhos, ubicada en el municipio de Terra Rica. El tercer y último destello ocurrió en la región del municipio de Puerto Rico, a orillas e islas del río Paraná. La lectura de estos paisajes fortalece nuestros vínculos y recuerdos, permitiéndonos experimentar el paisaje como un "lugar" lleno de significados.

Biografía del autor/a

Francisca Reis, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Francisca da Silva Reis é bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Acre. Possui mestrado em Geografia pela mesma universidade e é doutoranda em Geografia na Universidade Estadual de Londrina (PR). Participa do projeto de pesquisa NAPI Biodiversidade: Recursos Genéticos e Biotecnologia, também na Universidade Estadual de Londrina, e é integrante dos grupos de pesquisa Estudos e Manejo de Paisagens Naturais e Antrópicas, com linha de pesquisa em Sensoriamento Remoto Aplicado ao Estudo Ambiental, da Universidade Federal do Acre

Marciel Lohmann, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Doutorado em Geografia na UFPR (2011). Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. Foi Professor da Universidade Federal do Paraná entre 2005 e 2007. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos temas ligados a Geografia Física (Geomorfologia, Hidrografia e Climatologia), de Gestão Ambiental e de Geotecnologias (Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e GPS).

Karla da Silva Rocha, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Professora Associada da Universidade Federal do Acre (UFAC). Ph.D. em Ecologia Interdisciplinar, com especialização em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica pela Universidade da Florida - UF - Estados Unidos (2012). Mestre em Geografia, com ênfase em Desenvolvimento e Conservação Tropical, pela Universidade de Brasília (UnB) (1999). Possui especialização em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica pela Universidade da Florida - UF - Estados Unidos (1997). Bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Acre - UFAC - Brasil (1993). Implantou e coordena, até os dias atuais, o primeiro Laboratório de Geoprocessamento (LAGEOP) da Universidade Federal do Acre. Possui ampla experiência na área de Geociências, com atuação nos campos de Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informação Geográfica, Fotogrametria, Fotointerpretação e Cartografia.

Willian Henrique Kurunczi Ferreira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2024), pesquisando na temática de processos erosivos, fragilidade ambiental e conflitos de uso do solo em APPs no Noroeste do estado do Paraná. Bacharel (2023) e licenciando em Geografia (2023) pela Universidade Estadual de Londrina. Seus principais interesses são em Geografia Física Aplicada (Geomorfologia e Pedologia) e Geotecnologias (Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto).

Larissa Cristina Figueiredo Ramiro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2023). Graduada em Geografia Licenciatura (2021) e Bacharelado (2022) pela Universidade Estadual de Londrina. Atua como Auxiliar de Geoprocessamento na empresa DRZ - Geotecnologia e Gestão Inteligente de Cidades desde Agosto de 2022. Atuou como Estagiária na Gerência de Educação Ambiental, Secretaria Municipal do Ambiente - Prefeitura do Município de Londrina (2019-2021). Foi bolsista no Programa Residência Pedagógica em Geografia (2019-2020). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica na área de Pedologia (2017-2019).

Publicado

2025-11-11

Número

Sección

Artículo