CONTRIBUIÇÕES DA CROMATOGRAFIA CIRCULAR DE PFEIFFER (CCP) PARA CARACTERIZAÇÃO DE SAÚDE DO SOLO EM DIFERENTES FORMAS DE USO E OCUPAÇÃO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5016/geografia.v48i1.17792

Résumé

Para caracterizar e comparar o comportamento de diferentes substratos de solo, foi utilizada a técnica da Cromatografia Circular de Pfeiffer. Para tanto, foram demarcados e georreferenciados seis pontos distintos para coleta, respeitando os limites do campus de Sorocaba (SP) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, a fim de obter resultados heterogêneos tendo em vista as diferentes formas de uso e ocupação e diferentes classificações do solo. Posteriormente ao trabalho de coleta, as amostras foram devidamente separadas conforme a classificação do solo, esta, variando de acordo com a dinâmica de escoamento e sobreposição ao longo da escarpa oeste do vale do Córrego do Ipaneminha, onde o campus se localiza. Na sequência, após o peneiramento dos substratos, foram gerados os cromatogramas, seguindo o proposto pela EMBRAPA. Verificou-se que estes cromatogramas se diferenciam em cor, formato dos picos, formato das plumas e integração entre as zonas ao longo do corrimento, o que denota as dessemelhanças na composição das amostras coletadas, considerando as variáveis do ambiente.

Bibliographies de l'auteur-e

Caio Vieira Lobo Marques, UFSCar

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba. 

Erminio Fernandes, UFSCar

Doutor em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2007), estágio doutoral em geomorfologia pela Universitè de Paris VII ( Denis Diderot), mestre pela mesma instituição em 2000 nas áreas de geomorfologia e solos. Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1989) e graduação em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado e pesquisador do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba/SP desde 2015. 

Fernando Silveira Franco, UFSCar

Engenheiro Florestal formado na Universidade Federal de Viçosa - MG (1992). Doutorado em Ciência Florestal, UFV, (2000) na Área de Sistemas Agroflorestais, na Agricultura Familiar. Professor Associado na UFSCAR - Campus Sorocaba, nos cursos de Engenharia Florestal, Biologia e Pós Graduação em Agroecologia. 

Téléchargements

Publié-e

2023-11-12

Numéro

Rubrique

Artigos