Análise visual na identificação das pistas de pouso e sua relação com garimpo em áreas de Terras Indígenas e Unidades de Conservação no estado de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.5016/geografia.v51i1.18487Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar e mapear as pistas de pouso no estado de Mato Grosso, identificando aquelas abertas entre os anos de 2016 e 2022, e relacioná-las com o aumento das atividades de garimpo e desmatamento. O estudo abrangeu as áreas de terras indígenas (TI), unidades de conservação (UC) e seus entornos, utilizando uma interpretação visual das imagens de alta resolução PlanetScope. O período de estudo foi o ano de 2016 e 2022. Para identificar e mapear as pistas de pouso não homologadas, utilizou-se imagens de satélite PlaneScope, com 4,77 metros de resolução espacial, obtidas através da base de dados do Google Earth Engine (GEE). A partir da interpretação visual das imagens de satélite com alta resolução espacial, identificou-se um aumento acentuado das pistas de pouso. Como resultado, foi encontrado um total de 361 pistas de pouso em 2016 e em 2022 foram 504 pistas, portanto, um aumento de 39,61%, comparados com os dados de registros da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Apenas 35,31% das pistas no ano de 2022 são registradas pela ANAC, ou seja, aproximadamente 65% das pistas de pouso em 2022 não possuem registro. Grande parte desse aumento foi em áreas que fazem fronteira às TIs e UCs, estando a menos de 10 km de distância desses territórios protegidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Geografia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à GEOGRAFIA o direito de primeira publicação, com os artigos simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY 4.0, que permite o compartilhar e adaptar os artigos para qualquer fim, desde que sejam dados os créditos apropriados e as disposições dos direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais. Outras atribuições legais podem ser acessadas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en.
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN 1983-8700 está licenciada sob a Licença Creative Commons BY 4.0


