Influência da sazonalidade sobre as águas estuarinas de um furo amazônico (Arrozal – Barcarena, Pará, Amazônia Oriental)
Resumo
A sazonalidade e o antropismo refletem-se nos parâmetros físico-químicos, nutrientes e clorofila a das águas do Furo do Arrozal (Barcarena, Pará). A coleta de amostras de água foi realizada em oito estações fixas, ao final das estações chuvosa e seca. Os resultados variaram do final do período chuvoso para o seco: a transparência passou de 44 para 73 cm, e a turbidez, de 1 para 22 UNT; a condutividade elétrica (CE) aumentou de 0,01 para 0,06 mS/cm; os sólidos suspensos totais variaram de 1 a 14 mg/L; o pH apresentou valores mais elevados nas duas foz (Acará/Pará), 10,4 e 10,5; o nitrogênio amoniacal e o nitrato tiveram valores máximos, respectivamente, de 1,24 mg/L (P8/chuvoso) e 2,7 mg/L (P1/seco); o nitrito manteve-se estável (0,01 mg/L); o fosfato atingiu o valor máximo de 0,08 mg/L (P7/chuvoso); o fósforo total variou de 0,05 a 0,12 mg/L (seco); o silicato oscilou entre 1,31 e 5,94 mg/L (chuvoso); e a clorofila a variou de 7,36 mg/m³ (chuvoso) para 33,3 mg/m³ (seco). Às margens do furo, localizam-se a cidade de Barcarena e comunidades ribeirinhas influenciadas pelas águas dos estuários dos rios Pará e Acará.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 GEOGRAFIA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais e concedem à GEOGRAFIA o direito de primeira publicação, com os artigos simultaneamente licenciados sob a Licença Creative Commons BY 4.0, que permite o compartilhar e adaptar os artigos para qualquer fim, desde que sejam dados os créditos apropriados e as disposições dos direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais. Outras atribuições legais podem ser acessadas em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en.
Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN 1983-8700 está licenciada sob a Licença Creative Commons BY 4.0


