Influência da sazonalidade sobre as águas estuarinas de um furo amazônico (Arrozal – Barcarena, Pará, Amazônia Oriental)

Autores

Resumo

A sazonalidade e o antropismo refletem-se nos parâmetros físico-químicos, nutrientes e clorofila a das águas do Furo do Arrozal (Barcarena, Pará). A coleta de amostras de água foi realizada em oito estações fixas, ao final das estações chuvosa e seca. Os resultados variaram do final do período chuvoso para o seco: a transparência passou de 44 para 73 cm, e a turbidez, de 1 para 22 UNT; a condutividade elétrica (CE) aumentou de 0,01 para 0,06 mS/cm; os sólidos suspensos totais variaram de 1 a 14 mg/L; o pH apresentou valores mais elevados nas duas foz (Acará/Pará), 10,4 e 10,5; o nitrogênio amoniacal e o nitrato tiveram valores máximos, respectivamente, de 1,24 mg/L (P8/chuvoso) e 2,7 mg/L (P1/seco); o nitrito manteve-se estável (0,01 mg/L); o fosfato atingiu o valor máximo de 0,08 mg/L (P7/chuvoso); o fósforo total variou de 0,05 a 0,12 mg/L (seco); o silicato oscilou entre 1,31 e 5,94 mg/L (chuvoso); e a clorofila a variou de 7,36 mg/m³ (chuvoso) para 33,3 mg/m³ (seco). Às margens do furo, localizam-se a cidade de Barcarena e comunidades ribeirinhas influenciadas pelas águas dos estuários dos rios Pará e Acará.

Biografia do Autor

Cássila Dos Santos Simão, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestra em Planejamento, Manejo e Gestão de Recursos Hídricos pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Maamar El Robrini, Universidade Federal do Pará (UFPA)

 Professor Titular das Faculdades de Oceanografia e Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Geologia Marinha pela Paris-Sorbonne Université (1986).

Maria de Lourdes Souza Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Professora Titular da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Doutora em Oceanografia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). 

Nazareno Melo da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Mestre em Planejamento, Manejo e Gestão de Recursos Hídricos pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Downloads

Publicado

2025-11-12

Edição

Seção

Artigos