Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante

Autores

  • Maria Terla Silva Carneiro dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Antônio Germano Magalhães Júnior UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Maria de Lourdes da Silva Neta UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p247-263

Palavras-chave:

Educação Profissional, Aprendizagem Cooperativa, Ensino Médio Profissionalizante.

Resumo

Considerando as mudanças ocorridas na educação brasileira em decorrência do Decreto nº 5.154, no qual o ensino médio passou a ser articulado ao curso técnico de nível médio, selecionamos como objeto de pesquisa, a proposta formativa de uma escola de educação profissional no interior do Ceará, pioneira no Brasil em utilizar a Aprendizagem Cooperativa como metodologia em sala de aula. A demarcação temporal estabelecida para o desenvolvimento deste estudo foi o primeiro semestre de 2015. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, possui fundamentação teórico-metodológica nos estudos de Kuenzer (2007); Manfredi (2002); Ramos (2011); Oliveira (2006), dentre outros. Objetivamos com esse escrito, compreender a proposta formativa da referida instituição escolar utilizando como documentos basilares o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Regimento Escolar e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Assim, a análise dos dados permitiu-nos considerar que a referida instituição escolar oferece a seus estudantes formação em consonância com as determinações legais, visando à inserção dos estudantes na Universidade e no mundo do trabalho. Palavras-chave: Educação Profissional. Aprendizagem Cooperativa. Ensino Médio Profissionalizante.

Biografia do Autor

Maria Terla Silva Carneiro dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

MESTRANDA EM EDUCAÇÃO. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ.

Antônio Germano Magalhães Júnior, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará.

Maria de Lourdes da Silva Neta, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO (UECE)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-08-30

Como Citar

SILVA CARNEIRO DOS SANTOS, M. T.; MAGALHÃES JÚNIOR, A. G.; DA SILVA NETA, M. de L. Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 26, n. 52, p. 247–263, 2016. DOI: 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p247-263. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10461. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos