AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO PROGRAMA DE AUXÍLIO ESTUDANTIL EM UM CÂMPUS DE UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA

Autores

  • Rosangela Wojdela Cavalcanti Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Vanessa Ishikawa Rasoto Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n58.p320-338

Palavras-chave:

Ensino Superior. Assistência Estudantil. Permanência. Coeficiente. Avaliação da Eficácia.

Resumo

A Constituição Federal prevê a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. A história da educação superior brasileira é marcada pela desigualdade social. A cultura de avaliação de programas vem se institucionalizando no Brasil. A presente pesquisa apresenta uma avaliação da eficácia do programa de auxílio estudantil em um câmpus de universidade federal brasileira, por meio de estudos comparativos do coeficiente acadêmico e da permanência entre os estudantes beneficiados pelo programa e os não-beneficiados. A questão social apresentada é a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no ensino superior. E para o seu enfrentamento, normas foram editadas e ações desenvolvidas, inclusive o programa de auxílio estudantil desta universidade. Trata-se de um estudo de caso, no qual foram coletados dados do sistema acadêmico da instituição e do programa de auxílio. Construiu-se um sistema de indicadores, concluído pela eficácia do programa de auxílio estudantil. Traz, como resultado, a superioridade dos coeficientes acadêmicos dos estudantes bolsistas em relação aos não bolsistas, bem como uma taxa de evasão inferior dos bolsistas em relação aos demais estudantes do câmpus. Palavras-chave: Ensino Superior. Assistência Estudantil. Permanência. Coeficiente. Avaliação da Eficácia.

Biografia do Autor

Rosangela Wojdela Cavalcanti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Assistente Social e Coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil da UTFPR.

Vanessa Ishikawa Rasoto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vice-Reitora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora permanente do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Publicado

2018-08-30

Como Citar

CAVALCANTI, R. W.; RASOTO, V. I. AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO PROGRAMA DE AUXÍLIO ESTUDANTIL EM UM CÂMPUS DE UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 28, n. 58, p. 320–338, 2018. DOI: 10.18675/1981-8106.vol28.n58.p320-338. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11920. Acesso em: 19 abr. 2024.