AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO PROGRAMA DE AUXÍLIO ESTUDANTIL EM UM CÂMPUS DE UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA

AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO PROGRAMA DE AUXÍLIO ESTUDANTIL EM UM CÂMPUS DE UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA

Autores

  • Rosangela Wojdela Cavalcanti Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Vanessa Ishikawa Rasoto Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n58.p320-338

Palavras-chave:

Ensino Superior. Assistência Estudantil. Permanência. Coeficiente. Avaliação da Eficácia.

Resumo

A Constituição Federal prevê a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. A história da educação superior brasileira é marcada pela desigualdade social. A cultura de avaliação de programas vem se institucionalizando no Brasil. A presente pesquisa apresenta uma avaliação da eficácia do programa de auxílio estudantil em um câmpus de universidade federal brasileira, por meio de estudos comparativos do coeficiente acadêmico e da permanência entre os estudantes beneficiados pelo programa e os não-beneficiados. A questão social apresentada é a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no ensino superior. E para o seu enfrentamento, normas foram editadas e ações desenvolvidas, inclusive o programa de auxílio estudantil desta universidade. Trata-se de um estudo de caso, no qual foram coletados dados do sistema acadêmico da instituição e do programa de auxílio. Construiu-se um sistema de indicadores, concluído pela eficácia do programa de auxílio estudantil. Traz, como resultado, a superioridade dos coeficientes acadêmicos dos estudantes bolsistas em relação aos não bolsistas, bem como uma taxa de evasão inferior dos bolsistas em relação aos demais estudantes do câmpus. Palavras-chave: Ensino Superior. Assistência Estudantil. Permanência. Coeficiente. Avaliação da Eficácia.

Biografia do Autor

Rosangela Wojdela Cavalcanti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Assistente Social e Coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil da UTFPR.

Vanessa Ishikawa Rasoto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vice-Reitora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora permanente do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Publicado

30-08-2018

Como Citar

CAVALCANTI, R. W.; RASOTO, V. I. AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO PROGRAMA DE AUXÍLIO ESTUDANTIL EM UM CÂMPUS DE UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 28, n. 58, p. 320–338, 2018. DOI: 10.18675/1981-8106.vol28.n58.p320-338. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/11920. Acesso em: 18 set. 2025.
Loading...