INDÚSTRIA CULTURAL E CINEMA: PROJEÇÕES DA COMUNICABILIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO

  • Daniel Felipe Jacobi Universidade La Salle
  • Elaine Conte Universidade La Salle
  • Adilson Cristiano Habowski Universidade La Salle
Palavras-chave: Indústria cultural, Cinema, Desigualdade de gênero, Educação

Resumo

O trabalho discute sobre as ideologias transmitidas culturalmente pelos artefatos tecnológicos, que imprimem nossos desejos e sensações, fragmentando e causando a perda de sentido e o enrijecimento intelectual em tempos de mudança. Trata-se de analisar as questões de gênero evidenciadas na escola, problematizando os processos formativos por meio do cinema, para fazer emergir uma experiência crítica, criativa, do aprender dialógico e de abertura às diferenças, uma vez que o cinema pode servir para reeducar as bases homogeneizadoras da cultura. Ao problematizar o cinema geramos novos entendimentos hermenêuticos para romper com os (co)modismos na escola e fazer desse recurso um pretexto à interlocução educacional, questionando as narrativas de gênero desiguais, petrificadas e dominadoras, perpetuadas culturalmente. Como resultados, indicamos que as raízes dos problemas partilhados comunicativamente precisam do olhar crítico-reflexivo frente às produções humanas, para resistir ao imobilismo, à disseminação ingênua de estereótipos e às exclusões no meio social. Palavras-chave: Indústria cultural. Cinema. Desigualdade de gênero. Educação.

Biografia do Autor

Daniel Felipe Jacobi, Universidade La Salle
Graduado em Teologia pelo Centro Universitário La Salle – UNILASALLE. Integrante do grupo de pesquisa NETE/CNPq.
Elaine Conte, Universidade La Salle
Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq.
Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle
Mestrando em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas. Bolsista da CAPES. Integrante do grupo de pesquisa NETE/CNPq.
Publicado
2018-08-30
Como Citar
JACOBI, D. F.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. INDÚSTRIA CULTURAL E CINEMA: PROJEÇÕES DA COMUNICABILIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO. Educação: Teoria e Prática, v. 28, n. 58, p. 374-390, 30 ago. 2018.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)