ANÁLISE FATORIAL EXPLORATÓRIA DE UMA ESCALA DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Antonio Figueiredo Oliveira Centro Universitário do Sul de Minas Gerais
  • Susana Gakyia Caliatto Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p548-565

Palavras-chave:

Estratégias de Aprendizagem. Validação. Jovens e Adultos.

Resumo

As estratégias de aprendizagem são técnicas, métodos, procedimentos ou sequências de ações escolhidas pelo estudante, de forma consciente, para a realização de uma determinada tarefa e para atingir objetivos de aprendizagem. O estudo das estratégias é fundamental para a educação, visto que elas funcionam como ferramenta do aprendiz. Esta pesquisa tem como objetivo descrever os passos relativos à construção da Escala de Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Jovens e Adultos (EEA-JA), apresentar dados preliminares de suas propriedades psicométricas e buscar evidências de validade de construto. Participaram 800 estudantes de uma universidade particular do Sul de Minas Gerais, matriculados em nove cursos. A maioria dos participantes é do sexo feminino (N=453) e a idade média de 22 anos. Da análise fatorial exploratória dos 40 itens da escala, emergiram dois fatores coerentes com a descrição das estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas descritas pelas teorias Cognitiva e do Processamento Humano da Informação, com consistência interna medida pelo alfa de Cronbach, (0,85). Esses resultados iniciais revelam propriedades psicométricas promissoras da escala para uso no contexto educativo. Palavras-chave: Estratégias de Aprendizagem. Escala. Validação.

Biografia do Autor

Antonio Figueiredo Oliveira, Centro Universitário do Sul de Minas Gerais

Mestrando em Educação.Possui graduação em Psicologia. Realizou especialização em psicopedagogia clínica e institucional. Cursou MBA em gestão estratégica do capital humano no Centro Universitário do Sul de Minas Gerais. Atua atualmente como tutor no Centro Universitário do Sul de Minas Gerais nos cursos de Educação a distância, e Professor nos cursos de Pedagogia, Matemática, Física, Letras e Música na disciplina de Psicologia da educação, no curso de Pedagogia também é professor das disciplinas de Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem e Fundamentos da Psicologia na mesma instituição é professor no curso técnico (Pronatec) de segurança do trabalho na disciplina de Psicologia Aplicada e também professor da disciplina de Bioética, Ética e Responsabilidade Social para os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Educação Física.

Susana Gakyia Caliatto, Universidade do Vale do Sapucaí

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco - Itatiba (2001), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professora do Curso de Mestrado e Pedagogia da Universidade do Vale do Sapucaí Pouso Alegre MG.Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Estudos em contextos relacionados à aprendizagem, Grupo de pesquisa educação e gestão: questões contemporâneas de ensino, avaliação, docência e gestão e Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia educacional e da aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem escolar, estratégias de aprendizagem, educação inclusiva, formação de professores.

Publicado

2018-12-14

Como Citar

OLIVEIRA, A. F.; CALIATTO, S. G. ANÁLISE FATORIAL EXPLORATÓRIA DE UMA ESCALA DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 28, n. 59, p. 548–565, 2018. DOI: 10.18675/1981-8106.vol28.n59.p548-565. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/12195. Acesso em: 29 mar. 2024.