ESCOLAS MULTISSERIADAS E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: INÍCIO DE UMA REFLEXÃO

Autores

  • Klivia Cássia Silva Nunes Universidade Federal do Tocantins
  • Maria Cristina dos Santos Bezerra Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n58.p408-425

Palavras-chave:

pedagogia histórico-crítica, práxis pedagógica, escolas multisseriadas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas existentes nas escolas multisseriadas do município de Tocantinópolis/TO, tendo como referência a contribuição da pedagogia histórico-crítica. Deste modo, as articulações do trabalho pedagógico com as questões sociais se tornam prioritárias para serem analisadas nesta investigação no que tange as escolas multisseriadas por, justamente, serem estas escolas oferecidas para os filhos da classe trabalhadora que vive e mora no campo. Assim, surge a problematização, tendo como fio condutor o seguinte questionamento: de que forma as práticas pedagógicas nas escolas multisseriadas no município de Tocantinópolis vem se materializando? À vista da resolução do problema proposto, recorreu-se a proposição da pedagogia histórico-crítica para melhor compreensão do objeto em estudo. Para organização metodológica do trabalho, optou-se pela realização da pesquisa teórica e de campo. O resultado, provisório, proporcionou ter uma visão sobre a prática dos professores das escolas multisseriadas em Tocantinópolis, o que demonstrou a carência de uma pedagogia revolucionária. Palavras-chave: Pedagogia histórico-crítica. Práxis pedagógica. Escolas multisseriadas.

Biografia do Autor

Klivia Cássia Silva Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Padagoga - ULBRA, Mestre em Educação pela PUC de Goiás e Doutoranda em Educação pela UFSCAR e Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins.

Maria Cristina dos Santos Bezerra, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Docente da Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR

Publicado

2018-08-30

Como Citar

SILVA NUNES, K. C.; SANTOS BEZERRA, M. C. dos. ESCOLAS MULTISSERIADAS E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: INÍCIO DE UMA REFLEXÃO. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 28, n. 58, p. 408–425, 2018. DOI: 10.18675/1981-8106.vol28.n58.p408-425. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/12218. Acesso em: 24 jun. 2024.