A EDUCAÇÃO PÚBLICA BÁSICA NO PARÁ NA ÓTICA DO SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL – SISPAE

Autores

  • Luiz Miguel Galvão Queiroz Universidade Federal do Pará
  • Cassio Vale Universidade Federal do Pará
  • Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p566-582

Palavras-chave:

Educação Básica, Gestão, Avaliação.

Resumo

O presente artigo trata da análise do desempenho escolar na rede pública estadual de ensino do Pará delimitado na análise das informações contidas no Sistema Paraense de Avaliação Educacional – SISPAE. Objetiva descrever as limitações contidas na concepção de avaliação prescrita no SISPAE para validar o desempenho escolar dos alunos da rede pública paraense. Trata-se de um estudo histórico educativo, obtido a partir de fontes documentais institucionais, complementado por entrevista semi-estruturada realizada com docentes da rede estadual de ensino paraense. Verificou-se que os valores quantitativos descritos nos resultados do SISPAE apenas revelam as disparidades do fosso de desigualdade social no Estado do Pará, descrito por meio da educação básica. Palavras-chave: Educação Básica. Gestão. Avaliação.

Biografia do Autor

Luiz Miguel Galvão Queiroz, Universidade Federal do Pará

Instituto de Ciências da Educação, área: Políticas Públicas Educacionais.

Cassio Vale, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e membro do grupo de estudos e pesquisas Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe).

Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos, Universidade Federal do Pará

Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), ambos da UFPA. Coordena o grupo de estudos e pesquisas Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe)

Publicado

2018-12-14

Como Citar

QUEIROZ, L. M. G.; VALE, C.; SANTOS, T. F. A. M. dos. A EDUCAÇÃO PÚBLICA BÁSICA NO PARÁ NA ÓTICA DO SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL – SISPAE. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 28, n. 59, p. 566–582, 2018. DOI: 10.18675/1981-8106.vol28.n59.p566-582. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/12240. Acesso em: 20 abr. 2024.