O NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE BORGES HERMIDA

Autores

  • Keila de Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Larissa Daiane Koliky Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Maria Julieta Weber Cordova Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p602-622

Palavras-chave:

Negro, Cultura escolar, Disciplina escolar, Livro didático, Borges Hermida.

Resumo

O estudo teve como objetivo pesquisar como o negro foi representado nos livros didáticos de história de Borges Hermida entre as décadas de 60 a 80 do século XX. Selecionamos três edições voltadas ao ensino de História do Brasil, do referido autor: Compêndio da História do Brasil, destinado para a primeira e segunda séries do nível médio; História do Brasil e História do Brasil 1, para a quinta série do 1º grau. A pesquisa em livros didáticos justifica-se por compreendê-los como um dos principais recursos pedagógicos utilizados por professores e professoras em sala de aula e, no caso de Borges Hermida, por serem bastante difundidas no ambiente escolar na temporalidade proposta para o estudo. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e documental, exploratória e pautamos o estudo especialmente a partir da perspectiva teórica de Dominique Julia no que se refere à cultura escolar e de André Chervel para o estudo da história das disciplinas escolares. O estudo revelou que à disciplina de História do Brasil coube a função de reproduzir o ideário dominante, forjando uma determinada cultura escolar, não oferecendo elementos para problematizações em torno da história do negro e de seus descendentes no Brasil, mas consolidando uma ideia de naturalização no processo que permeou sua vinda enquanto mão-de-obra para o sistema escravagista. A narrativa de formação do povo brasileiro por Borges Hermida, representada de forma harmoniosa e neutra entre branco, índio e negro, acabou por remeter nossa análise aos direcionamentos historiográficos sustentados pelos princípios teóricos da história tradicional. Palavras-chave: Negro. Cultura escolar. Disciplina escolar. Livro didático. Borges Hermida.

Biografia do Autor

Keila de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Pedagogia e Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Identidades Sociais - GEPLIS.

Larissa Daiane Koliky, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Pedagogia e Pós-graduanda em História, Arte e Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Maria Julieta Weber Cordova, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em História, Mestre em Educação e Doutora em Sociologia. Professora do Departamento de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em História/PPGH e Educação/PPGE da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Publicado

2018-12-14

Como Citar

OLIVEIRA, K. de; KOLIKY, L. D.; CORDOVA, M. J. W. O NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE BORGES HERMIDA. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 28, n. 59, p. 602–622, 2018. DOI: 10.18675/1981-8106.vol28.n59.p602-622. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/12367. Acesso em: 18 abr. 2024.