Educação e Trabalho no Contexto da Reestruturação Produtiva

Autores

  • Edson Caetano Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Educação e Trabalho, Alfabetização de Adultos, Reestruturação Produtiva, Terceirização

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre o binômio educação e trabalho, tendo como referência a estratégia de reestruturação do processo produtivo e os programas educacionais implementados no setor da construção. O processo de reestruturação produtiva no setor se inicia em 1983, onde as construtoras foram compelidas a promover alterações na organização do processo de trabalho. É dentro deste cenário que se inserem tanto a estratégia da terceirização, como a alfabetização/qualificação profissional. Portanto, nosso foco de análise incidiu sobre estes dois tipos distintos de iniciativas, que correspondem a dois momentos diferentes na história recente da empresa pesquisada. Para tanto procuramos compreender as mudanças e as implicações nas condições de trabalho, na organização e no conteúdo do trabalho decorrentes da adoção da terceirização. Esta análise se ocupou também dos projetos de alfabetização mantidos nos canteiros de obras, através do confronto entre a visão expressa pelo setor administrativo da construtora pesquisada e pelos trabalhadores acerca do significado, da importância e do papel atribuído à educação.

Biografia do Autor

Edson Caetano, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Doutor; Instituto de Educação; Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação; UFM (Universidade Federal de Mato Grosso)

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

CAETANO, E. Educação e Trabalho no Contexto da Reestruturação Produtiva. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 19, n. 32, p. 205, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1240. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos