PIBID-UNESP 2014 A 2016: A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA A PARTIR DE DADOS DE EGRESSOS
DOI:
https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14659Palavras-chave:
Formação de Professores. PIBID. Política Educacional. Avaliação. UNESP.Resumo
O presente trabalho apresenta resultados de análise dos dados de avaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual Paulista. A avaliação da implementação de uma ação relacionada com a política pública se faz necessária como método de análise e como possiblidade de redirecionamento e/ou ajustes em sua execução. O olhar para e a partir dos egressos do PIBID/UNESP contribuiu para a avaliação dos percursos dos subprojetos desenvolvidos na universidade, fator estratégico à definição da política institucional para formação de professores. A análise refere-se aos dados coletados por meio de questionário Google Docs enviado a 127 egressos e com retorno de 51 respondentes. A partir das respostas, traçaram-se o perfil e as principais características sobre os egressos do programa entre os anos de 2014 e 2016, além de levantarem-se aspectos relativos à atuação profissional. Os dados evidenciam que elementos importantes do programa foram apropriados na constituição do modo de ser professor. Esses resultados, somados a outros dados institucionais, favoreceram a reflexão acerca do PIBID e da formação de professores na universidade, que, com sua característica multicampi, tem nas licenciaturas um de seus principais pilares de atuação.
Referências
ANDRÉ, M. Inserção profissional de egressos de programas de iniciação à docência. In: 38ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED. 2017, São Luis. Anais [...] São Luis, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalhoencom_38anped_2017_gt08i_textomarlyandre.pdf. Acesso em: 27/11/2020.
BAHIA, N. P., SOUZA, R. M. Q. Egressos do PIBID/UMESP: resultados de uma pesquisa. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 3, n. 2 – Especial, p. 204-220, jan./jun.2017.
BARBOSA, A. Os salários dos professores brasileiros. Brasília, DF: Liber, 2011.
CAMPOS, K. L.; FERNANDES. M. J. S. Contribuições do PIBID para a formação de professores no Brasil. 2016. 48 f. Relatório de pesquisa (Programa de Iniciação Científica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016.
CAVALCANTE, M. M. S, FARIAS, I. M. S. A formação e a identificação com a profissão de egressos de programa de inserção na docência. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 6, n. 1, p. 97-122, jan./jun. 2016.
GATTI, B. A; ANDRÉ, M. E. D. A.; GIMENES, N. A. S.; FERRAGUT, L. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014.
GUARNIERI, M. R. O início na carreira docente: pistas para o estudo do trabalho do professor. In: GUARNIERI, M. R. (org.) Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. Campinas: Autores Associados, 2000.
FERNANDES, M. J. S.; BARBOSA, A. O trabalho docente na rede pública do estado de São Paulo: apontamentos iniciais para a discussão da jornada de trabalho. Práxis Educacional, v. 10, n. 17, p. 117-142, 2014.
FERNANDES, M. J. S.; MENDONÇA, S. G. L. Pibid: uma contribuição à política de formação docente. Entrever, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 220-233, jan./jun. 2013.
PAGANI, G. Quando os professores desistem: um estudo sobre a exoneração docente na rede estadual de ensino de São Paulo. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2019.
PIPITONE, M. A. P.; MASSABNI, V. G.; GEVARTOSKY, A. M. N.; BASANELLI, M. O potencial do PIBID para a inovação pedagógica. In: PIETRI, E.; SANTOS, V. M.; UTSUMI, M. C.; GALIAN, C. V. A. (org.). A cooperação universidade-escola para a formação inicial de professores: o PIBID na Universidade de São Paulo (2011-2014). São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
REISDOERFER, C. Sobre as ações do PIBID/Matemática na constituição de saberes docentes de ex-bolsistas desse programa na Universidade Federal de Santa Maria. 2015. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Centro de Ciências Naturais e Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2015.
SANTANA, M. S. S. O PIBID e a iniciação profissional docente: um estudo com professores egressos do programa. 2015. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2015.
SANTOS, F. D. Trabalho docente em escolas estaduais paulistas: o desafio do professor da categoria O. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2016.
SILVA, D. F. Processo de iniciação à docência de professores de matemática: olhares de egressos do PIBID/UFSCAR. 2014. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons