Pintando palavras: um diálogo entre as imagens no texto de Monteiro Lobato
DOI:
https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17259Palavras-chave:
Educação Matemática. Iconologia. Literatura Infantil. Historiografia.Resumo
Este ensaio objetiva interpretar imagens extraídas das primeiras edições da obra Aritmética da Emília (1935 e 1947), de Monteiro Lobato. Ao considerarmos a imagem um elemento participante do texto, ela se torna chave interpretativa para a trama narrativa, insurgindo-se como indispensável para o texto, pois não só facilita a leitura, mas, antes disso, permite a percepção de elementos que sem ela não seriam notados. Nossa opção de análise será pautada em Ginzburg (2002 e 2007) e Manguel (1997), além de autores situados no campo da Educação Matemática, como Dalcin (2008), Brito (2011) e Dalcin e Brito (2014). Nossa reflexão se amplia para a escrita da história, buscando elementos constituintes na tríade leitura, escrita e ensino ao apresentar uma análise escrita em diálogos entre as personagens consagradas por Lobato – o Visconde de Sabugosa, a boneca Emília, Pedrinho e Narizinho. Essa escrita, que se aproxima do modo de fazer próprio da estética ficcional, ao mobilizar diálogos entre personagens, amplifica o debate, salientando o caráter dialógico da construção do conhecimento em oposição a vertentes que apresentam os saberes de maneira já pronta, terminada, concluída. Esperamos, com isso, deixar entrever a relação simbiótica entre leitura-escrita-ensino e a imagem de mundo.
Referências
BRITO, A. J.; OLIVEIRA, A. G. Desfiar e fiar a Aritmética da boneca Emília: práticas de ensino de matemática na obra de Monteiro Lobato. Zetetiké/FE. Unicamp & FEUFF. v. 23, n. 43. jan./jun. 2015.
COELHO, N. N. A Literatura Infantil: história, teoria e análise: das origens orientais até os dias de hoje. São Paulo: Quíron.1981.
DALCIN. A.; BRITO, A. J. O exercício do olhar: imagens e história da educação matemática in História da Educação Matemática no Brasil: problemática de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. Wagner Rodrigues Valente (org). São Paulo. Livraria da Física, 2014.
GINZBURG, C. O Fio e os Rastros: verdadeiro, falso e fictício. Tradução de Rosa Freire d'Aguiar e Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GINZBURG, C. Relações de força: história, retórica, prova. São Paulo: Cia das Letras, 2002.
LOBATO, J. B. M. Arimetica da Emilia. 1. ed. São Paulo: Cia Editora Nacional. 1935.
LOBATO, J. B. M. Emília no País da Gramática e Aritmética da Emília. São Paulo: Editora Brasiliense. 1947.
LOBATO, J. B. M. Memorias da Emilia. 1. ed. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 1936.
MANGUEL, A. Uma história da leitura. Tradução Pedro Maia Soares. – São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
NUNES, C. Monteiro Lobato vivo. Rio de Janeiro: MPM Propaganda: Record, 1986.
OLIVEIRA, A. G. Lendo imagens: no rastro das ilustrações das diferentes versões da Aritmética da Emília. In: GUTIERRE, L. dos S.; MORAIS, M. B. de (org.). Pesquisas em História da Educação Matemática: produções do GPEP, v. 2.Porto Alegre-RS: Editora Fi. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons