Sistema de Gestão Integrado: a implantação de uma parceria no município de São José dos Campos

Autores

  • Inajara Iana Silva Unesp
  • Denise Pinheiro Unesp

Palavras-chave:

Parcerias, Público e Privado, Gestão escolar

Resumo

O artigo pretende descrever e analisar a implantação da parceria que se firmou entre a Secretaria Municipal de Educação de São Jose dos Campos e o Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, sob a consultoria da Fundação Pitágoras com o objetivo de instalar um modelo de gestão empresarial na rede de ensino municipal. Para tanto, utilizou-se, dados de matrículas, documentos oficiais e entrevistas realizadas em 2008, com representantes do Instituto Embraer, Fundação Pitágoras e Secretaria Municipal de Educação. O artigo evidencia que a adesão ao modelo de gestão empresarial nomeado Sistema de Gestão Integrado (SGI) não se deu pela necessidade, mas pela oferta do Instituto Embraer. Além disso, constatamos que a parceria não pode garantir a prometida educação pública de “qualidade” na perspectiva já que organiza o sistema educacional em moldes empresariais visto que o SGI pode influenciar na responsabilidade dos estabelecimentos de ensino ao elaborar e executar a sua proposta pedagógica, prejudicando a autonomia pedagógica das escolas.

Biografia do Autor

Inajara Iana Silva, Unesp

Formada em Ciências Biológicas, modalidades licenciatura e bacharelado, pela Unesp de Rio Claro, com pesquisa vinculada ao Departamento de Educação na área de políticas educacionais e parcerias público-privado.

Denise Pinheiro, Unesp

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (2004). Atualmente cursa Pedagogia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

Downloads

Publicado

2009-09-08

Como Citar

SILVA, I. I.; PINHEIRO, D. Sistema de Gestão Integrado: a implantação de uma parceria no município de São José dos Campos. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 19, n. 32, p. 127, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2643. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê