Dialogando com o saber matemático em sala de aula

Autores

  • Eveline Vieira Costa UFRPE

Palavras-chave:

Palavras chave, ensino, dialogismo, matemática

Resumo

Desde que ocupamos lugares específicos de participação nas atividades nas quais nos inserimos, partimos de posicionamentos que são o nosso lugar de origem nos diálogos, principalmente na sala de aula, onde o ensejo de estarmos imersos ali, por excelência, é a comunicação dos conteúdos escolares de forma discursiva. Neste texto analisaremos uma comunicação na escola que problematiza a produção do conhecimento de forma a contemplar a própria comunicação como algo eminentemente problemática. Antes de chegarmos à análise do relato de pesquisa passamos pela consideração do termo comunicação dialógica para Bakhtim e da problematização advinda da diferença e usos dos termos sentidos e significados dados pela literatura científica. Por fim, mostramos como a problematização ocupa um lugar predominante na comunicação de sala de aula quando o professor atua a partir de uma posição estratégica dando possibilidades do sujeito se tornar um membro legítimo desta comunidade.

Biografia do Autor

Eveline Vieira Costa, UFRPE

A autora possui Doutorado em Psicologia Cognitiva pela pós-graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE e mestrado em Didática da matemática pelo programa de pós-graduação em Educação pela UFPE. Atualmente trabalha na UFRPE, no Departamento de Educação e no NEFOPP, núcleo de formação de professores, financiado pelo MEC.

Downloads

Publicado

2012-11-05

Como Citar

COSTA, E. V. Dialogando com o saber matemático em sala de aula. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 22, n. 41, p. 124–144, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4438. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos