Educação e fotografia: Uma análise quantitativa do projeto "olhar socioambiental"

Autores

  • André Riani Costa Perinotto UFPI - Universidade Federal do Piauí
  • Hemilio Fernandes Campos Coêlho UFPB - Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa, Departamento de Estatística

Palavras-chave:

Turismo, Educação, Meio ambiente, Fotografia

Resumo

O presente artigo procura descrever o processo de desenvolvimento do projeto “Olhar Socioambiental”, uma ação extensionista da Universidade Federal do Piauí (UFPI), envolvendo alunos dos cursos de Bacharelado em Turismo e Licenciatura em Ciências Biológicas, bem como mostrar a sua importância para as comunidades trabalhadas. O projeto constitui-se de oficinas fotográficas, objetivando estimular a criatividade e, também, desenvolver uma nova percepção de conservação ambiental dos jovens envolvidos, usando a fotografia como ferramenta de educação. O levantamento estatístico realizado nas comunidades foi feito por meio de dois questionários, cujas informações utilizadas possibilitaram traçar um perfil dos participantes da ação extensionista, assim, criou-se uma análise com gráficos, para ilustrar tais relevâncias do estudo e sua profundidade. O projeto foi importante, nesse sentido, para a realização de um levantamento estatístico sobre o perfil dos alunos dessas comunidades, no caso especifico do objeto de estudo do presente trabalho, as comunidades do Delta do Parnaíba. O projeto trouxe informações relevantes sobre seus hábitos, valores e necessidades.

Biografia do Autor

André Riani Costa Perinotto, UFPI - Universidade Federal do Piauí

G

Hemilio Fernandes Campos Coêlho, UFPB - Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa, Departamento de Estatística

Bacharel em Estatística também pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e Doutor em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Professor Adjunto I do Departamento de Estatística da Universidade Federal da Paraíba, Campus I - João Pessoa.

Downloads

Publicado

2012-11-07

Como Citar

PERINOTTO, A. R. C.; COÊLHO, H. F. C. Educação e fotografia: Uma análise quantitativa do projeto "olhar socioambiental". Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 22, n. 41, p. 61–81, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5063. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos