Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta

Autores

  • Giovani Ferreira Bezerra UEMS/Paranaíba
  • Doracina Aparecida de Castro Araujo UEMS/Paranaíba

Palavras-chave:

Revista Nova Escola, o discurso pedagógico em pauta

Resumo

RESUMO: O artigo objetiva descrever a Revista Nova Escola e algumas de suas tematizações quanto à pauta pedagógica. Além disso, divulga os resultados de um levantamento realizado junto ao banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acerca das pesquisas acadêmicas que, entre 2001 e 2010, tomaram-na como mote, haja vista seu forte apelo na formação docente. Os dados apontam que a revista, de viés neoliberal e construtivista, é objeto de 48 estudos, dentre trabalhos de mestrado e doutorado, com predominância dos primeiros. Os temas mais pesquisados, segundo a leitura dos resumos disponíveis no portal Capes, referem-se à forma como o periódico representa a identidade docente, as interfaces entre linguagem, discurso e manipulação ideológica, além de pesquisas que estudam o posicionamento de Nova Escola sobre práticas pedagógicas voltadas ao ensino de disciplinas escolares. Alguns assuntos frequentemente abordados pela revista têm sido negligenciados pelas dissertações e teses, pois não foram sequer encontradas pesquisas referentes às concepções do periódico quanto à escola inclusiva e alfabetização, dentre outros. Indica-se, portanto, a existência de lacunas no estudo das interfaces entre educação e imprensa pedagógica.

Biografia do Autor

Giovani Ferreira Bezerra, UEMS/Paranaíba

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Dept. de Educação. Pedagogo pela UEMS.

Doracina Aparecida de Castro Araujo, UEMS/Paranaíba

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado, da UEMS/Paranaíba-MS. Dep. Educação

Downloads

Publicado

2012-11-07

Como Citar

BEZERRA, G. F.; ARAUJO, D. A. de C. Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 22, n. 41, p. 166–184, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5081. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos