Leituras de história e filosofia da ciência na formação inicial de professores

Autores

  • Maria José P. M. de Almeida Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Leitura. História e Filosofia da Ciência. Formação Inicial.

Resumo

Este estudo foi realizado com o objetivo de contribuir para a compreensão do funcionamento de leituras de/sobre história e filosofia da ciência na formação inicial do professor de física. Os procedimentos de ensino, e construção dos dados sustentaram-se, principalmente, em noções da análise de discurso conforme publicações de Eni Orlandi no Brasil. A análise mostrou como licenciandos em física produzem significados ao lerem textos de/sobre história e filosofia da ciência, e como esses licenciandos situam a possibilidade de virem a trabalhar com essa estratégia quando professores. Os resultados apontam para deslocamentos positivos nos conhecimentos e no imaginário dos licenciandos sobre as possibilidades da história e filosofia da ciência. Verificou-se grande diversidade, manifestada por eles nas respostas a questões abertas, com relação a posições que foram chamados a assumir ao responderem essas questões. Diversidade que justifica a necessidade de se trabalhar não apenas com conteúdos de física e de história e filosofia da ciência, mas, também, com as posições dos estudantes nos cursos de Licenciatura.

Biografia do Autor

Maria José P. M. de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente em Metodologia de Ensino -Física pela Universidade Estadual de Campinas, Licenciada em Física, Mestre em Psicologia e Doutora em Ciência pela Universidade de São Paulo. É Professora Titular no Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Universidade Estadual de Campinas. Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino – gepCE

Downloads

Publicado

2012-08-03

Como Citar

ALMEIDA, M. J. P. M. de. Leituras de história e filosofia da ciência na formação inicial de professores. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 26–42, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6269. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos