Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária

Autores

  • Maria Cristina de Senzi Zancul Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP
  • Rosa Fátima de Souza Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP

Palavras-chave:

História do ensino de Ciências e de Física. Cultura material escolar. Instrumentos antigos.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo examinar a potencialidade analítica do estudo dos instrumentos científicos antigos na escrita da história do ensino de Ciências, a partir da organização de uma coleção de objetos, pertencentes ao laboratório de Física da Escola Estadual Bento de Abreu, localizada em Araraquara (SP). Levando-se em conta que os instrumentos da coleção podem ser relacionados a propostas para o ensino de Ciências e de Física formuladas, em nosso país, na primeira metade do século XX, apresenta-se aqui, com base na legislação, um resumo sobre os estudos científicos no currículo do ensino secundário até 1961. Na discussão, argumenta-se que, embora apresentem algumas dificuldades como fontes de pesquisa, os instrumentos oferecem, sem dúvida, uma contribuição valiosa como objetos de estudo, alargando as possibilidades de compreensão do projeto histórico de difusão das ciências na educação escolar brasileira.

Biografia do Autor

Maria Cristina de Senzi Zancul, Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP

Doutora em Educação pela UNESP, Professora Assistente do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP.

Rosa Fátima de Souza, Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP

Livre Docente pela UNESP, Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara UNESP e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências/UNESP/Campus de Marília.

Downloads

Publicado

2012-08-03

Como Citar

ZANCUL, M. C. de S.; SOUZA, R. F. de. Instrumentos Antigos como Fontes para a História do Ensino de Ciências e de Física na Educação Secundária. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 81–99, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6272. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos