Formação de professores de Física: problematizando ações governamentais

Autores

  • Nilson Marcos Dias Garcia Departamento Acadêmico de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ivanilda Higa Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná.

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação em Física. Políticas públicas. PIBID. Institutos Federais.

Resumo

Aborda questões atuais que têm preocupado pesquisadores na área de ensino de Física, particularmente sobre a formação de professores, do ponto de vista de seus aspectos teóricos e políticos. Partindo de reflexões sobre a atual conjuntura das políticas educacionais e do significado de ser professor hoje, são realizadas análises de algumas ações e políticas públicas implementadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), cujas concepções implicam diretamente na formação de professores, num contexto marcado pela alta demanda por professores de Física. São realizadas reflexões sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e sobre a política de implementação das licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) como instituições formadoras de professores, tendo em vista suas implicações para a formação de docentes em geral e de Física em particular. As análises são realizadas a partir dos documentos legais que regulamentam tais ações, procurando desvelar concepções sobre a formação do professor a elas subjacentes e compreender como, em que medida e com qual participação da sociedade civil e de suas organizações essas propostas foram construídas, buscando interpretar o significado de enfrentamento de desafios, que, por vezes, pode mascarar o real campo em que as disputas devem ou deveriam ter sido travadas, ou seja, o parlamentar e outras instâncias de decisão no âmbito governamental.

Biografia do Autor

Nilson Marcos Dias Garcia, Departamento Acadêmico de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação, USP. Professor do Departamento Acadêmico de Física e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Ivanilda Higa, Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná.

Doutora em Educação, USP. Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação da UFPR – DTPEN.

Downloads

Publicado

2012-08-03

Como Citar

GARCIA, N. M. D.; HIGA, I. Formação de professores de Física: problematizando ações governamentais. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 166–183, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6277. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos