Gabinete de curiosidades: o paradoxo das maravilhas

Autores

  • Maria Lívia C. M. Ramos Gonçalves Universidade Estadual de Campinas
  • Antonio Carlos Rodrigues de Amorim Faculdade de Educação – UNICAMP

Palavras-chave:

Memento mori. Walmor Corrêa. Gabinetes de curiosidades. Biologia. Arte.

Resumo

Os Wunderkammern, gabinetes de maravilhas ou curiosidades, são bastante citados como a origem dos museus modernos. O artista plástico Walmor Corrêa fez referência a esses espaços na sua instalação intitulada Memento mori, realizada no ano de 2007 em Porto Alegre. Trabalhou-se com as imagens dessa obra e com referenciais dos Estudos Culturais para pensar os sentidos de ciência, principalmente da biologia, postos em circulação por essa instalação ao evocar os gabinetes. Caminhou-se entre a potência que as maravilhas têm de desestabilizar as hierarquias a que estamos familiarizados e a força que os sentidos já dados exercem sobre essas excentricidades, fazendo com que elas acabem por (re)afirmar a centralidade da qual parecem se fazer fugir. Memento mori pode multiplicar possibilidades no entre arte-ciência, questionar a centralidade das regras normativas, efetuando-se como uma atividade política no encontro entre arte-biologia. E pode, também, levar a uma jogada que reforça sistemas classificatórios, estereotipagens. Pode, ainda, sugerir mais um caminho, e outro, e outros.

Biografia do Autor

Maria Lívia C. M. Ramos Gonçalves, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas. IEL – LABJOR.

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim, Faculdade de Educação – UNICAMP

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas Professor da Faculdade de Educação – UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)

Downloads

Publicado

2012-08-03

Como Citar

GONÇALVES, M. L. C. M. R.; AMORIM, A. C. R. de. Gabinete de curiosidades: o paradoxo das maravilhas. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 223–238, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6281. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos