Aprendizagem Baseada em Problemas e Educação nutricional: uma nova proposta metodológica de ensino para a Educação de Jovens e Adultos.

Autores

  • Alexandra Silva Anastacio Universidade Federal Fluminense
  • Sílvia Pereira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol24.n46.p191-207

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, educação nutricional, educação de jovens e adultos

Resumo

Este trabalho objetiva relatar a experiência de implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), com foco na educação nutricional, em um CEJA no Rio de Janeiro. Para a implementação da PBL, uma equipe formada por nutricionistas e docentes elaboraram, a partir de temas de Alimentação e Nutrição, problemas para discussão e os respectivos objetivos do aprendizado. As discussões dos temas foram realizadas semanalmente sob a mediação de um professor tutor e econtou com a participação de 192 alunos. Apresentamos neste trabalho os resultados da discussão do tema hipertensãoque contou com a a participação de 48 alunos. A maioria dos alunos (92%) informou não ter dificuldades no processo de discussão e avaliou a atividade como excelente (47%), boa (42%) e regular (11%). Conclui-se que a interface entre a PBL e a educação nutricional, apresentou uma visão transformadora, dialógica e problematizadora do aprendizado. As discussões nos grupos tutoriais remetiam o aluno à reflexões contextualizadas sobre o tema hipertensão. É possível que, a implementação da PBL na EJA, contribua para a promoção da saúde na escola e melhoria da qualidade do ensino e aprendizado.

Biografia do Autor

Alexandra Silva Anastacio, Universidade Federal Fluminense

Faculdade de Nutrição, Departamento de Nutrição e Dietética, Área Ciências dos Alimentos

Sílvia Pereira, Universidade Federal Fluminense

Faculdade de Nutrição, Depertamento de Nutrição Social, Área Educação nutricional

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-08-11

Como Citar

ANASTACIO, A. S.; PEREIRA, S. Aprendizagem Baseada em Problemas e Educação nutricional: uma nova proposta metodológica de ensino para a Educação de Jovens e Adultos. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 24, n. 46, p. 191–207, 2014. DOI: 10.18675/1981-8106.vol24.n46.p191-207. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6687. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos