Aprendizagem Baseada em Problemas e Educação nutricional: uma nova proposta metodológica de ensino para a Educação de Jovens e Adultos.
Resumo
Este trabalho objetiva relatar a experiência de implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), com foco na educação nutricional, em um CEJA no Rio de Janeiro. Para a implementação da PBL, uma equipe formada por nutricionistas e docentes elaboraram, a partir de temas de Alimentação e Nutrição, problemas para discussão e os respectivos objetivos do aprendizado. As discussões dos temas foram realizadas semanalmente sob a mediação de um professor tutor e econtou com a participação de 192 alunos. Apresentamos neste trabalho os resultados da discussão do tema hipertensãoque contou com a a participação de 48 alunos. A maioria dos alunos (92%) informou não ter dificuldades no processo de discussão e avaliou a atividade como excelente (47%), boa (42%) e regular (11%). Conclui-se que a interface entre a PBL e a educação nutricional, apresentou uma visão transformadora, dialógica e problematizadora do aprendizado. As discussões nos grupos tutoriais remetiam o aluno à reflexões contextualizadas sobre o tema hipertensão. É possível que, a implementação da PBL na EJA, contribua para a promoção da saúde na escola e melhoria da qualidade do ensino e aprendizado.Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.
b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open any other party Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons