Formação Sindical e Coesão Institucional na CUT

Autores

  • Vagner Luís da Silva USP

Palavras-chave:

CUT, sindicato, formação sindical, relação institucional.

Resumo

Em vista da centralidade crescente que a área de Educação toma no mundo contemporâneo, é pertinente explorar os variados momentos em que se apresenta. Assim, esse artigo procura evidenciar um tema nem sempre lembrado nas pesquisas do gênero: a formação sindical como instrumento de unidade institucional. A preocupação central, aqui, é explorar os limites da coesão institucional da CUT com uma amostra de sua base de filiados. O foco empírico incide sobre a formação sindical. Mais propriamente na forma como a CUT, utilizando de seu projeto formativo, procura difundir um padrão de comportamento e, por conseqüência, como os sindicatos absorvem tal padrão.

Biografia do Autor

Vagner Luís da Silva, USP

Formado em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2007-10-01

Como Citar

SILVA, V. L. da. Formação Sindical e Coesão Institucional na CUT. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 14, 2007. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/710. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos