Violência na Escola:percepções de professores e alunos do ensino público e particular de São Leopoldo, RS

Autores

  • Simone Bicca Charczuk Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos
  • Marcos Alencar Abaide Balbinotti Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Palavras-chave:

violência, escola, professores, alunos

Resumo

Apesar da violência ser importante tema de investigação, ainda são incipientes as pesquisas nas quais o ambiente escolar é priorizado como local de manifestação de situações violentas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi investigar percepções de professores e alunos de São Leopoldo/RS acerca do tema. Participaram 3 professores e 2 alunos de uma escola particular e 3 professores e 2 alunos de uma escola pública. Foi utilizada uma entrevista semi-estruturada para investigar os seguintes aspectos: ocorrência de fatos ligados à violência, preocupações frente à ocorrência desse fenômeno, concepções (significados) de violência na escola, fatores geradores de violência e formas utilizadas pelas escolas/alunos para enfrentá-la. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os dados obtidos fornecem subsídios interpretativos que podem auxiliar a elaboração de futuras propostas de investigação e intervenção junto a esse contexto.

Biografia do Autor

Simone Bicca Charczuk, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Psicóloga, mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, RS.

Marcos Alencar Abaide Balbinotti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Psicólogo, Doutor em Psicologia, Professor e Pesquisador na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, RS.

Downloads

Publicado

2007-10-01

Como Citar

CHARCZUK, S. B.; BALBINOTTI, M. A. A. Violência na Escola:percepções de professores e alunos do ensino público e particular de São Leopoldo, RS. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 29, 2007. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/712. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de pesquisa