Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários

Autores

  • Sálua Cecílio Universidade de Uberaba
  • Briana Manzan Reis Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p295-311

Palavras-chave:

Docência e tecnologia, Professores, Educação a Distância, Trabalho docente. Saúde

Resumo

Neste artigo discutem-se usos das tecnologias digitais no trabalho docente e os desafios daí decorrentes para a atuação e a saúde de professores. O objetivo é analisar a compreensão que eles têm sobre as tecnologias e como entendem seu lugar no ensino superior. A pesquisa baseou-se em entrevistas semiestruturadas com professores do ensino presencial e a distância de uma universidade particular de Minas. Constata-se que as tecnologias são utilizadas como recursos para exposição do conteúdo de aulas e apoio ao professor na elaboração de atividades docentes. Alguns as percebem como concorrentes e outros como aliadas. Cada vez mais presentes no cotidiano dos docentes, podem levar a uma intensificação do trabalho. As tarefas mostram-se mais diversificadas e complexas. Requerem permanente dedicação, empenho e tempo de trabalhos constantes e prolongados. Assim, o tempo dedicado à profissão torna-se maior do que o esperado e viável para os professores, ocasionando jornadas de trabalho exaustivas e redução da saúde.

Biografia do Autor

Sálua Cecílio, Universidade de Uberaba

Doutora em Sociologia, pela USP-SP; Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação.

Briana Manzan Reis, Universidade de Uberaba

Aluna do curso de Psicologia e bolsista de Iniciação Científica (FAPEMIG).

Downloads

Publicado

2016-08-30

Como Citar

CECÍLIO, S.; REIS, B. M. Trabalho docente na era digital e saúde de professores universitários. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 26, n. 52, p. 295–311, 2016. DOI: 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p295-311. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8382. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos