GESTÃO EM EAD: A AFETIVIDADE NA VISÃO DE TUTORES E ALUNOS

Autores

  • Joventina Firmino Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Claudio Marcio Campos de Mendonca Universidade Federal do Amapá
  • Anna Valeska Procópio de Moura Mendonça Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p448-469

Palavras-chave:

educação à distância, afetividade, ensino-aprendizagem

Resumo

Os avanços da TI estabeleceram mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem, trazendo novas possibilidades para a Educação a Distância, além de novos desafios, como os relacionamentos, a interatividade e a afetividade. Esta é um elemento relevante a ser considerado no processo de aprendizagem, por constituir-se como aspecto motivador e facilitador da mesma, o presente trabalho visa descrever na percepção de tutores e alunos as relações de afetividade na educação a distância de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu. Para tanto, adotou-se uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, de inspiração fenomenológica, com a utilização de entrevistas semi estruturadas, realizadas com sete participantes (tutores e alunos) da primeira turma concluinte do curso de Pós-Graduação do SENAC-RN. Foi utilizada a técnica de análise do conteúdo, e observou que é possível fazer educação à distância em um ambiente virtual de aprendizagem com afetividade; o reconhecimento da importância das relações pedagógicas mais satisfatórias pautadas na compreensão das emoções; o potencial de cada um, tutor e aluno, ao ser considerado dentro de um ambiente afetivo, mesmo entre interações adversas, possibilita a motivação necessária para que os resultados do processo ensino aprendizagem. Palavras-chave: Educação à distância. Interatividade. Ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Joventina Firmino Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, atuando na área de ensino-aprendizagem e pedagogia no SENAC-RN, especialistas em gestão educacional pela UFRN.

Claudio Marcio Campos de Mendonca, Universidade Federal do Amapá

Doutorado em Administração pelo PPGA/UFRN, Mestrado em administração, Especializações: MBA em Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Universitária. Graduação em Processamento de Dados (1996) e Administração (2012) pela Universidade Potiguar - UnP. Atualmente sou Professor com Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Amapá. Tenho experiência nas áreas de tecnologia da informação, educação a distância e gestão de ensino superior. Sou Professor Universitário desde 1997, lecionando disciplinas principalmente nos cursos de Sistemas de Informação, Administração e Gestão Pública, além de disciplinas de Pós-Graduação lato sensu. Também já atuei como Diretor de TI, Pró-Reitor de Graduação e Diretor de Qualidade Acadêmica de um Universidade Privada.

Anna Valeska Procópio de Moura Mendonça, Universidade Federal do Amapá

Possui Bacharelado em Psicologia pela Universidade Potiguar (2007), graduação em formação em Psicologia pela Universidade Potiguar(2007). Formação em Tanatologia pela Rede Nacional de Tanatologia. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil).Especialização em cuidados paliativos sendo realizada pela Pinuslongaeva-SP. Possui experiência profissional na área da psicologia da saúde-hospitalar atuando no hospital Infantil Varela Santiago, Natal Hospital Center (Natal/RN),Casa Vida cuidados paliativos Prática profissional voltada para as demandas de Saúde e qualidade de vida, Cuidados paliativos, psico-oncologia, luto e hospitalização.Experiência na docência no Centro Universitário do Rio Grande do Norte. Experiência em consultório particular desde 2008.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-14

Como Citar

RODRIGUES, J. F.; MENDONCA, C. M. C. de; MENDONÇA, A. V. P. de M. GESTÃO EM EAD: A AFETIVIDADE NA VISÃO DE TUTORES E ALUNOS. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 28, n. 59, p. 448–469, 2018. DOI: 10.18675/1981-8106.vol28.n59.p448-469. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8454. Acesso em: 26 abr. 2024.