Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar

Autores

  • Andresa Aparecida Ferreira Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP.
  • Selma de Cássia Martinelli Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP.

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p312-331

Palavras-chave:

alfabetização, desempenho acadêmico, educação de jovens e adultos

Resumo

O presente estudo teve como intuito investigar o perfil e o desempenho escolar de jovens e adultos em processo de alfabetização.A escassez de dados empíricos relativos aos estudantes adultos, principalmente que retornam à escola em idade não regular, estão presentes tanto na literatura internacional quanto nacional.O estudo foi realizado com estudantes que participam da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em escolas públicas da rede de ensino municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo.A amostra foi composta por 67 participantes que realizaram uma atividade de avaliação de desempenho escolar e responderam a um questionário que investigava aspectos relativos ao sexo, idade e motivos de abandono e retorno aos estudos. Para fins de análise os participantes foram divididos em três grupos, em função da faixa etária: grupo 1 (14 a 24 anos de idade); grupo 2 (27 a 38 anos de idade) e grupo 3 (40 a 61 anos de idade).A análise foi realizada através de estatística descritiva e comparativa. Os resultados apontaram que os estudantes, em sua maioria, interromperam os estudos por motivo de trabalho e retornaram à escola em busca de realização pessoal. Quanto ao desempenho escolar, os estudantes apresentaram baixo desempenho em escrita e matemática e bom desempenho em leitura.

Biografia do Autor

Andresa Aparecida Ferreira, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP.

Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia - GEPESP.

Selma de Cássia Martinelli, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP.

Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia - GEPESP.

Downloads

Publicado

2016-08-30

Como Citar

FERREIRA, A. A.; MARTINELLI, S. de C. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 26, n. 52, p. 312–331, 2016. DOI: 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p312-331. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9233. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos