DIREITOS HUMANOS SOB AMEAÇA: ORGANIZAÇÕES PATOGÊNICAS, TRABALHO E SUBJETIVIDADE

  • Eduardo Pinto e Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Roberto Heloani Universidade Estadual de Campinas
  • Evaldo Piolli Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Direitos Humanos. Assédio moral. Ttrabalho. Ssubjetividade. Gerencialismo.

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, discutir os Direitos Humanos no processo civilizatório atual, e em que medida ele estaria fragilizado, no campo do trabalho, e caracterizado por quantofrenia e desqualificação dos que resistem ou não alcançam metas desumanas de produtividade. Consideramos a universalização dos Direitos Humanos um sinal evidente do processo civilizatório e condição para a democracia e concretização de uma ética balizada na tolerância e prática dialógica. No entanto, ao analisarmos as relações entre direitos humanos, ética e trabalho, nas organizações públicas e educacionais inclusas, e suas influências sobre a subjetividade, apontamos que a barbárie se inscreve no processo civilizatório. De forma contraditória aos princípios éticos e democráticos, são produzidas situações de assédio moral e formas de solidariedade mórbidas no trabalho, calcadas na humilhação e estigmatização. Palavras-chave: Direitos Humanos. Assédio moral. Ttrabalho. Ssubjetividade. Gerencialismo.

Biografia do Autor

Eduardo Pinto e Silva, Universidade Federal de São Carlos
Doutor em Educação (UNICAMP), Pós-Doutorado pelo Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Professor Associado do Departamento de Educação (DEd) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Roberto Heloani, Universidade Estadual de Campinas
Doutor em Psicologia Social (PUC-SP), Pós-Doutorado em Comunicação (USP) e Livre- Docente em Teoria das Organizações (UNICAMP). Professor Titular da Faculdade de Educação e do Doutorado em Ciências Sociais do IFCH da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Evaldo Piolli, Universidade Estadual de Campinas
Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Publicado
2017-04-27
Como Citar
SILVA, E. P. E; HELOANI, R.; PIOLLI, E. DIREITOS HUMANOS SOB AMEAÇA: ORGANIZAÇÕES PATOGÊNICAS, TRABALHO E SUBJETIVIDADE. Educação: Teoria e Prática, v. 27, n. 54, p. 113 - 132, 27 abr. 2017.
Seção
Artigos