Representações de si e sentimento moral: uma pesquisa sobre fracasso escolar

Autores

  • Kelly Jessie Queiroz Penafiel Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Vanessa Aparecida Alves de Lima Universidade Federal de Rondonia - UNIR.

DOI:

https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p365-381

Palavras-chave:

Psicologia Moral. Representações de si. Vergonha. Fracasso escolar.

Resumo

Neste trabalho, discutem-se as representações de si e o sentimento de vergonha frente às situações de fracasso escolar vivenciadas por adolescentes que frequentam o nono ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista clínica com 49 adolescentes, meninos e meninas, em seis escolas públicas do município de Rolim de Moura, Rondônia, com objetivo de compreender aspectos relevantes das representações que fazem de si diante do fracasso escolar, tendo como marco teórico os estudos de Piaget sobre o desenvolvimento moral infantil, as pesquisas contemporâneas na perspectiva da Psicologia Moral. Os resultados apontam para o fato de que os sujeitos sentem-se culpados pelo fracasso, mas, em alguns casos, não sentem vergonha; em outros, apesar de a sentirem, a vergonha não implica em representação negativa de si. Por fim, constatamos que os dados de nossa pesquisa endossam as ideias de que a busca de representações positivas de si é uma das motivações básicas da conduta humana.

Biografia do Autor

Kelly Jessie Queiroz Penafiel, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Possui graduação em Pedagogia (2009) e mestrado em Psicologia (2012) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Pós-graduada (lato sensu) em Educação Infantil pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB e em Alfabetização e Letramento pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS . Integrante do Grupo de Estudos Pedagógicos - GEP, na linha de pesquisa em Psicologia e Aprendizagem Escolar. Tem experiência em pesquisas no campo da Educação e Psicologia Escolar, investigando, principalmente, os processos de escolarização, aprendizagem e desenvolvimento moral. Atualmente é professora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, campus Vilhena - RO.

Vanessa Aparecida Alves de Lima, Universidade Federal de Rondonia - UNIR.

Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo - USP. Psicóloga e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Professora Associada da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Downloads

Publicado

2016-08-30

Como Citar

PENAFIEL, K. J. Q.; LIMA, V. A. A. de. Representações de si e sentimento moral: uma pesquisa sobre fracasso escolar. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 26, n. 52, p. 365–381, 2016. DOI: 10.18675/1981-8106.vol26.n52.p365-381. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/9443. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos